Filmes “franco-portugueses” programados hoje no Festival de cinema de Avanca

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

Vários filmes franceses participam na 26ª edição do Avanca Festival Internacional de Cinema, que decorre esta semana com 30 estreias mundiais, num total aproximado de 130 filmes, entre longas e curtas-metragens.

Sob o signo dos deslocados, o Festival de Cinema de Avanca teve já vários destaques: “O Império do Silêncio”, do realizador belga Thierry Michel, é programado esta tarde. “Um relato aprofundado de dois assassinatos ocorridos na República Democrática do Congo, em março de 2017”.

Outro destaque da programação de hoje (18h15) é a última obra de André Valentim Almeida, o documentário “Famille FC”, que aborda os clubes de futebol das comunidades portuguesas à volta de Paris.

O filme em estreia mundial “Viagens em Cabeças Estrangeiras”, do realizador franco-português radicado na região de Paris, António Amaral, será exibido esta noite, às 21h30, com a presença do realizador e do ator Julien Darney, para a apresentação do filme.

“Nesta obra, três extraterrestres vivem nos corpos de humanos. Os três devem voltar ao seu planeta, mas um deles recusa-se a sair do corpo de um ativista do Mali que está a trabalhar na organização de uma grande manifestação de rua pelos direitos de trabalho dos migrantes”, refere a sinopse.

Vai ainda ser exibida esta noite, às 23h40, “Toutes les nuits”, a última obra da realizadora Latifa Said, cuja filmografia envolve deslocados.

A primeira noite competitiva foi marcada pela estreia mundial de trabalhos de dois dos cineastas “mais representativos do cinema de animação português”. Manuel Matos Barbosa e Cláudio Jordão.

Manuel Matos Barbosa, o decano da animação portuguesa recentemente distinguido pela Academia Portuguesa de Cinema, estreia o seu novo filme, “O Antiquário”. Baseado numa obra de Fialho de Almeida, o filme conta com música de Joaquim Pavão e a voz inconfundível do ator Ruy de Carvalho.

Outra estreia é “A Espuma e o Leão”, novo filme de Cláudio Jordão, um dos autores mais premiados do cinema português de animação. “Um olhar para a brava travessia de Olhão ao Rio de Janeiro de 18 destemidos marinheiros que em julho de 1808 levaram a notícia de Portugal livre à corte portuguesa refugiada em terras de Santa Cruz”, é o tema do filme.

O 26º Avanca decorre até à próxima segunda-feira, no Auditório Paroquial de Avanca e no Cinema Vida em Ovar, sendo organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]