FIMU 2023: Tuna da Faculdade de Economia do Porto destaca-se no Festival de Belfort

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Realizou-se no fim de semana passado o 36° Festival Internacional de Música Universitária (FIMU) em Belfort (Borgogne-Franche-Conté), um festival gratuito que decorre todos os anos nesta cidade, durante o mês de maio, durante 3 dias, no fim de semana de Pentecostes, e que recebe cerca de 100.000 festivaleiros todos os anos.

Dos 101 grupos musicais com mais de 30 países representados, a Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto (TAFEP) também marcou presenca na FIMU.

A 22 de abril de 1993, a TAFEP realizou a sua primeira atuação. Dois anos mais tarde, no verão de 1995, deu-se a edição do seu primeiro registo magnético, denominado “Passos Perdidos”, que guardou para a posteridade os principais temas que a Tuna vinha tocando desde o seu nascimento. Posteriormente, “P’ra nunca esquecer”, “Retratos” e “Noite de Estrela” foram outros CD’s que a Tuna editou, tendo lançado, em 2009, o seu primeiro (e até à data único) DVD “Economia em Festa!”.

Ao longo da sua existência, a Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto orgulha-se de “representar e elevar bem alto o nome da faculdade”, não só pelo país, como também pelo resto do mundo.

A história da Tuna não se resume a uma simples enumeração de acontecimentos; é também, e sobretudo, um conjunto de ligações e afetividades que se criam entre pessoas, lugares e até objetos. Mais importante que os muitos prémios alcançados, são os laços de amizade cimentados no seio da Tuna e entre todos aqueles que, de uma forma ou outra, com ela se relacionam.

Ao longo destes anos, todos os seus elementos foram estabelecendo e fortificando um espírito único, que só a vivência na Tuna pode proporcionar, levando consigo histórias de uma enorme e inesquecível saudade de todos aqueles momentos em que participaram e os ajudaram a crescer.

O objectivo da TAFEP é “continuar cantando e tocando pelo puro prazer de o fazer”, procurando transmitir toda a alegria, jovialidade e boa disposição, oferecendo, para além da componente musical um espectáculo de energia e “sentir” académico, pedindo apenas em troca a continuação do enorme carinho que o público tem tido em todos os locais.

Com cinco álbuns lançados e mais de 200 membros, a TAFEP tem dedicado o último quarto de século a partilhar a sua música e jovialidade com diferentes atuações pelo país e pelo mundo.

Foram na FIMU momentos muito bonitos e uma bela atuação do grupo, num cenário fantástico!

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]