Foi criado o Comité de Geminação entre Trévoux e Ribeira de Pena

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A pedido da Mairie de Trevoux (69) e do Maire Marc Pechoux, foi criada a associação “Comité de Jumelage” de Trévoux onde todos os membros fazem parte da Comunidade portuguesa residente naquela cidade junto a Lyon.

“A nossa associação foi registada na Préfecture do Rhône em outubro passado e tem a seguinte composição: Presidente Maria Antunes, Vice-Presidente António Guedes, Tesoureira Emília Gomes, Vice-Tesoureira Cristina da Bouça, Secretária Glória Queiroga, e Vice-Secretário João Queiroz.

A cidade de Trévoux, situada a norte de Lyon, tem uma população portuguesa muito importante e onde já há vários anos existe uma Associação cultural e recreativa que organiza vários eventos ao longo do ano e em colaboração com a Mairie, acolhendo centenas de Portugueses que residem em Trévoux, Chasselay, Genay ou Neuville, entre outras.

“Nós temos um projeto, em acordo com o Maire Marc Pechoux, que é de participarmos uma vez por mês, no primeiro sábado do mês, no Mercado de Trévoux, tendo uma banca com produtos portugueses” disse a Presidente Maria Antunes. “Mas esperamos que, mais tarde, o possamos fazer todos os sábados”.

“Propomos à população de Trévoux produtos genuínos portugueses como vinhos, enchidos e também variedades da confeitaria portuguesa e até bolos de bacalhau. Não só vendemos estes produtos, mas também os damos a provar no decorrer do mercado, entre as 7h00 e as 13h00” concluiu Maria Antunes.

No decorrer dos dias 28 e 29 de abril, está agendado um serão de fado e durante estes dias, também haverá uma exposição que terá o tema “25 de Abril” e tudo isto em parceria com a Mairie de Trévoux.

Trévoux está geminada com Ribeira de Pena, em Portugal, e o Protocolo foi assinado em julho de 2017, entre os Presidentes Rui Vaz Alves de Ribeira de Pena e Marc Pechoux de Trévoux, com a presença da então Cônsul-geral de Portugal em Lyon, Maria de Fátima Mendes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]