Fotógrafo Mário Cantarinha radicado em França vai inaugurar um museu em Folgosinho

Mário Cantarinha, fotógrafo amador, radicado na região de Paris e colaborador do LusoJornal, vai inaugurar na quinta-feira desta semana, dia 16 de agosto, em Folgosinho, na Serra da Estrela, o Museu Ascenção e Manuel Rosa Tente, em homenagem aos avôs.

“Há cerca de 30 anos, no dia 15 de agosto de 1988, prometi à minha avó que, caso nenhum outro dos filhos a quisesse, recuperaria a casa onde eu próprio nasci, para aí criar um Museu” explica ao LusoJornal. “Vou agora cumprir essa promessa”.

Mário Cantarinha recuperou a pequena casa numa das quintãs de Folgosinho, que estava praticamente em ruínas e deu-lhe nova vida. A casa, agora transformada em museu, vai continuar a honrar a memória dos avôs, mas também vai servir de espaço museológico e galeria de exposições.

“Desde há alguns anos, tenho vindo a recuperar utensílios antigos junto dos habitantes de Folgosinho e da Serra. Quero expô-los neste espaço para que os visitantes descubram a forma de viver e de trabalhar os campos nos tempos dos meus avôs”.

“A minha paixão pela fotografia foi-me transmitida pela minha avó. Com ela tirei as primeiras fotografias que mandei para os meus pais, emigrados em França” explica Mário Cantarinha. Por isso, este espaço que agora vai ser inaugurado, vai acolher uma parte da coleção pessoal do fotógrafo. “Esta coleção vai permanecer simbolicamente no espaço onde eu próprio nasci”.

O Museu Ascenção e Manuel Rosa Tente também pretende ser uma galeria de arte que ainda não existe em Folgosinho. O espaço, com cerca de 40 metros quadrados, vai poder acolher exposições de fotografia, pintura e escultura.