Fotos de Paulo Nozolino na Galeria ‘Les Filles du Calvaire’

Desde sábado passado que a galeria Les Filles du Calvaire, em Paris, tem patente uma exposição do fotógrafo português Paulo Nozolino. A mostra «Loaded Shine» vai ser mostrada em Paris até 21 de abril e é composta por uma série de 20 imagens que «sintetizam, com força, a escrita de um trabalho fotográfico realizado há mais de 40 anos pelo artista», de acordo com a galeria.

Paulo Nozolino é apresentado como «uma das maiores figuras da fotografia portuguesa e europeia», é explicado que as imagens da exposição foram realizadas entre 2008 e 2013 em Nova Iorque, Lisboa, Paris, Berlim e nas zonas rurais francesas e portuguesas. «Todas as imagens descrevem verticalmente uma sequência de objetos, sem índices de lugar ou de tempo. Nozolino optou por esta verticalidade rigorosa há quase 20 anos, reduzindo sempre o seu campo de visão à busca do essencial», explica o documento.

Em declarações à Lusa, o Diretor da galeria, Stephane Magnan, indicou que mostrar Paulo Nozolino «é uma evidência» e que, «após anos de contactos informais», passou um dia com ele no seu ateliê de Lisboa e foi decisivo devido «à emoção sentida ao folhear toda a sua obra com uma generosidade total», algo descrito como «um grande momento da sua aventura com os artistas».

Nascido em Lisboa, em 1955, Paulo Nozolino vive e trabalha entre a capital portuguesa e Paris. Viveu e estudou em Londres nos anos 1970 e, no final dos anos 1980, veio para Paris, cidade que se tornou a sua base até ao final da década de 1990, enquanto realizou uma série de viagens no mundo árabe e pela Europa.

Regressou a Portugal em 2002, depois de Paris lhe ter dedicado uma exposição antológica – intitulada «Nada» – na Maison Européenne de la Photographie.

Em novembro de 2015, Paulo Nozolino participou na 19ª Mostra internacional Paris Photo com uma nova exposição intitulada «J’étais là» e que foi apresentada no Espaço Leica.

A exposição «Loaded Shine» tem o apoio do Centro Cultural Camões de Paris.