Franceses e Portugueses apostam em mercado moçambicano

Os negócios em Moçambique vão manter o nível de faturação de 2018 ou melhorá-lo durante este ano, segundo a maioria das 55 empresas europeias que responderam a um inquérito apresentado hoje em Maputo. O estudo foi feito pela Eurocam, associação de câmaras de comércio europeias em território moçambicano, que reúne cinco câmaras de comércio – França, Espanha, Grécia, Itália e Portugal – e ainda representantes de outros países europeus.

Uma das questões foi: “Como prevê a evolução da faturação da sua empresa em 2019, comparando-a com 2018?” e só um quinto dos inquiridos acha que o negócio vai correr pior. Todos os restantes acham que a faturação vai ser igual ou melhor em 2019.

O anúncio das decisões finais de investimento por parte dos megaprojetos de gás é aguardado com expectativa para dinamizar toda a economia, enquanto as eleições gerais de outubro são um fator de incerteza, segundo algumas respostas apresentadas.

Noutra questão, a corrupção em território moçambicano é considerada um tema muito importante para a maioria das empresas.

A maioria considera ainda estar a ser prejudicada pelo sistema de quotas que limita a contratação de trabalhadores estrangeiros, numa altura em que ainda falta mão de obra qualificada no país.

Um total de 30 empresas consideraram o sistema de quotas restritivo ou muito restritivo.

A quase totalidade não recorre ao financiamento bancário, com diversos empresários na conferência a queixarem-se das elevadas taxas de juro (a taxa de referência está em 19,5%), mas o negócio de muitos depende das flutuações cambiais.

Neste aspeto, quase todos preveem que o valor do metical, moeda local, vai descer ou manter-se em relação ao dólar durante o ano de 2019.

O inquérito continua aberto a receber mais respostas de empresas europeias em Moçambique, que serão atualmente mais de 200.

A recém-constituída Eurocam pretende servir de plataforma de discussão e promoção de melhorias no ambiente de negócios em Moçambique.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]