Franceses emigrantes vão eleger os seus Conselheiros Consulares também por voto eletrónico

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

As eleições consulares francesas, que estavam previstas para maio de 2020, vão finalmente ter lugar nos dias 29 e 30 de maio, e vai ser utilizado o voto eletrónico.

Podem votar todos os Franceses residentes no estrangeiro e inscritos nas listas eleitorais. No dia 29 de maio vai ter lugar a eleição no continente americano e nas Caraíbas. No dia 30 de maio terá lugar a eleição no resto do mundo.

Numa nota publicada na semana passada, o Ministério francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros informa que as listas eleitorais podem ser atualizadas até 23 de abril. Quem já está inscrito, pode também atualizar a sua inscrição com a morada postal, número de telefone e email.

Os eleitores têm três modalidades de voto: presencial, por procuração e voto eletrónico, via internet.

O voto pela internet vai ter lugar durante 5 dias consecutivos, entre a sexta-feira 21 de maio e a quarta-feira 26 de maio. Neste caso, os eleitores têm de indicar um número de telefone e uma morada email até 30 de abril. Receberão depois um mail com a identificação e um sms com a password para votar.

Para já, há 1.685.638 Franceses inscritos nas Listas Eleitorais Consulares (LEC) segundo uma publicação oficial de 21 de janeiro.

Os Conselheiros dos Franceses no estrangeiro representam os cidadãos nas Embaixadas e elegem 90 de entre eles para formarem a Assembleia dos Franceses no Estrangeiro. Os Delegados consulares fazem parte do colégio eleitoral que elege os Senadores dos Franceses no estrangeiro e o número de Delegados é proporcional ao número de inscritos.

Portugal integra a 5a circunscrição, com os Franceses residentes também em Espanha, Andorra e Mónaco. Neste círculo eleitoral havia, na semana passada, 106.445 eleitores inscritos.

A eleição é organizada pelo Secretário de Estado dos Franceses do estrangeiro e da francofonia, Jean-Baptiste Lemoyne.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]