LusoJornal / António Borga

Futebol: Diogo Dalot eliminou o PSG, Porto apurado

O Português Diogo Dalot (na foto) realizou com o Manchester United algo impensável, derrotar o Paris Saint Germain e apurar-se para os quartos de final da Liga dos Campeões europeus de futebol. O PSG recebeu e foi derrotado pelos Britânicos do Manchester United por 1-3 na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões europeus de futebol. Os Parisienses ficaram arredados da prova milionária.

Num Parc des Princes repleto, os Parisienses começaram da pior maneira o encontro com um tento apontado pelo avançado belga Romeu Lukaku após apenas 2 minutos de jogo.

Os Ingleses venciam por 0-1 e a eliminatória estava em perigo, visto que na primeira mão os Parisienses tinham vencido por 0-2 no terreno dos ‘Red Devils’.

No entanto o Paris Saint Germain, em casa, reagiu rapidamente e conseguiu marcar um golo aos 12 minutos de jogo pelo defesa espanhol Juan Bernat.

As duas equipas estavam novamente empatadas e o Manchester United continuava a precisar de vencer por dois golos de vantagem para seguir em frente, enquanto para os Parisienses o empate era mais do que suficiente para chegar aos quartos de final.

Quando o encontro estava a ser controlado pelos Parisienses, num remate pouco potente do avançado inglês Marcus Rashford, no ressalto apareceu Romeu Lukaku que empurrou a bola novamente para o fundo da baliza, colocando novamente os Britânicos na frente do jogo.

No intervalo os Parisienses perdiam por 1-2 e a eliminatória estava novamente em perigo visto que um triunfo do Manchester United por 1-3 acabava por eliminar o clube da cidade Luz.

A segunda parte começou com o Paris Saint Germain a dominar o encontro e a ter a posse de bola. Os Parisienses até marcaram um tento aos 56 minutos pelo avançado argentino Ángel Di María, que entretanto foi anulado pelo videoárbitro.

A perder por 1-2, o perigo ainda era grande para a equipa da capital francesa. O impensável acabou por acontecer em cima do minuto 90.

O defesa português Diogo Dalot rematou de fora da área para a baliza parisiense, mas a bola acabou por ser desviada para canto. No entanto o árbitro foi chamado à atenção pelos seus colegas que estavam a ver o jogo na televisão. O árbitro parou o encontro e foi visualizar as repetições do lance. Com o apoio do videoárbitro, o juiz decidiu assinalar uma grande penalidade visto que Presnel Kimpembe desviou o remate de Diogo Dalot com o braço e dentro da área. O avançado britânico Marcus Rashford acabou por marcar de grande penalidade e deu o apuramento aos ‘Red Devils’.

Ao vencer por 1-3, e graças ao maior número de golos apontado fora, o Manchester United dos lusos Diogo Dalot, que entrou no decorrer do jogo, e de Angel Gomes, eliminou o Paris Saint Germain da Liga dos Campeões europeus de futebol.

FC Porto apurado para os quartos

O único clube português ainda presente na prova, o FC Porto, recebeu e venceu por 3-1, após prolongamento, os Italianos da AS Roma no Estádio do Dragão na segunda mão dos oitavos de final da Liga Milionária, alcançando assim o apuramento para os quartos.

Os Portistas entraram bem no encontro marcando um primeiro tento após 26 minutos de jogo apontado pelo avançado brasileiro Tiquinho.

No entanto a equipa transalpina, completamente dominada, conseguiu chegar ao empate ainda na primeira parte com um golo apontado pelo médio italiano Daniele de Rossi aos 37 minutos de grande penalidade. No intervalo as duas equipas estavam empatadas a uma bola.

A segunda parte começou novamente com o Porto na frente na posse de bola… mas também no marcador visto que o avançado franco-maliano Moussa Marega marcou o segundo tento dos Portistas aos 53 minutos. Um resultado que levava o encontro para o prolongamento visto que na primeira mão os Italianos tinham vencido por 2-1.

No prolongamento o Porto conseguiu marcar mais um tento, apontado pelo Brasileiro Alex Telles de grande penalidade, e venceu por 3-1 a Roma. Um resultado que permitiu ao Porto seguir em frente na prova.

Recorde-se que quatro clubes já se apuraram para os quartos de final da Liga dos Campeões europeus de futebol: Ajax, Tottenham, Manchester United e FC Porto.