O selecionador português, Fernando Santos, durante a conferência de imprensa de divulgação dos convocados para os jogos com a Itália e a Polónia, a contar para a Liga das Nações, na Cidade do Futebol, em Oeiras, 8 de novembro de 2018. TIAGO PETINGA/LUSA Lusa/Tiago Petinga

Futebol: Dois ‘Franceses’ nos eleitos de Portugal para Liga das Nações

Os avançados Cristiano Ronaldo, que falhou a fase de qualificação, e João Félix, sem qualquer internacionalização, integram os 23 convocados de Portugal para a ronda final da Liga das Nações de futebol, divulgados hoje pelo selecionador Fernando Santos. Dois ‘Franceses’ também integram a lista: José Fonte que atua na equipa francesa do Lille, e o Franco-Português Raphaël Guerreiro que joga no Borussia Dortmund.

CR7 e João Félix em destaque

Cristiano Ronaldo, de 34 anos, o jogador com maior número de jogos (156) e golos (85) pela seleção nacional, foi o grande ausente da fase inicial da competição, por decisão conjunta com Fernando Santos, na qual a equipa campeã europeia venceu o grupo 3 de qualificação, à frente da Itália e a da Polónia, com duas vitórias e dois empates.

João Félix, de 19 anos, que se assumiu como uma das principais referências do Benfica na segunda metade da época 2018/19, contribuindo decisivamente para a conquista do 37º título nacional por parte da equipa lisboeta, já tinha sido chamado para o arranque da fase de apuramento para o Euro2020, frente à Ucrânia e Sérvia, mas não foi utilizado em nenhum dos encontros.

Portugal entra a jogar frente à Suíça

Portugal, campeão europeu em título, defronta a Suíça nas meias-finais da Liga das Nações de futebol, em 05 de junho, no Estádio do Dragão, no Porto, em jogo com início às 19:45, hora local, um dia antes de a Inglaterra e a Holanda disputarem a outra meia-final, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, também às 19:45.

Os vencedores disputam a final da primeira edição da Liga das Nações de futebol, em 09 de junho, no Estádio do Dragão, em encontro com início às 19:45, hora local, enquanto os vencidos decidem no mesmo dia a atribuição dos terceiro e quarto lugares, no Estádio D. Afonso Henriques, a partir das 15:00, hora local.

José Fonte e Raphaël Guerreiro, únicos ‘franceses’ presentes

José Fonte, que chegou no início da época 2018/2019 ao Lille, integra a lista de convocados e é o único português ou lusodescendente a entrar na lista de Fernando Santos. Anthony Lopes, guarda-redes do Lyon, Pedro Mendes, defesa do Montpellier, Damien da Silva, defesa do Rennes, Rolando, defesa do Marseille, o trio do Monaco: Adrien Silva, Gelson Martins e Rony Lopes, bem como o defesa do Nantes, Edgar Ié, entre outros, não entram na lista para a Liga das Nações.

O único lusodescendente presente é Raphaël Guerreiro, lateral esquerdo nascido em França e que atualmente joga na Alemanha.

Lista de 23 convocados:

– Guarda-redes: Beto (Goztepe, Turquia), José Sá (Olympiacos, Grécia) e Rui Patrício (Wolverhampton, Inglaterra).

– Defesas: João Cancelo (Juventus, Itália), José Fonte (Lille, França), Pepe (FC Porto), Mário Rui (Nápoles, Itália), Nelson Semedo (FC Barcelona, Espanha), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund, Alemanha) e Rúben Dias (Benfica).

– Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Wolverhampton, Inglaterra), Pizzi (Benfica), Rúben Neves (Wolverhampton, Inglaterra) e William Carvalho (Betis, Espanha).

– Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Inglaterra), Gonçalo Guedes (Valência, Espanha), Rafa Silva (Benfica), João Félix (Benfica), Dyego Sousa (Sporting de Braga), Diogo Jota (Wolverhampton, Inglaterra) e Cristiano Ronaldo (Juventus, Itália).

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]