Futebol: ‘Franceses’ de Cabo Verde derrotados pelo Uganda

O apuramento para o Campeonato Africano das Nações entrou na reta final com a realização da 5ª e penúltima jornada durante este fim de semana. Os «Franceses» estiveram em destaque na Seleção de Cabo Verde com três representantes: Danilson da Cruz, que atua no Nancy, Nuno da Costa, que joga no Strasbourg, e Júlio Tavares, que representa o Dijon.

Cabo Verde, sob o comando técnico do Português Rui Águas, deslocou-se ao Uganda e acabou por perder por 1-0. Um resultado desfavorável para os cabo-verdianos visto que descem para o quarto e último lugar no Grupo L com quatro pontos.

Na liderança, e apurado para o Campeonato Africano das Nações, já se encontra o Uganda com 13 pontos. No segundo lugar encontramos duas Nações, o Lesoto e a Tanzânia, com cinco pontos, e no último lugar os Tubarões Azuis com quatro.

De notar que o Lesoto, a jogar em casa, venceu por 1-0 a Tanzânia. Um resultado que até ajudou Cabo Verde, porque um triunfo dos Tanzanianos teria ditado o afastamento do país lusófono.

Os Campeonatos franceses, a Ligue 1 e a Ligue 2, contavam com três elementos: Danilson da Cruz, médio de 32 anos do Nancy mas que já passou pelo Créteil/Lusitanos e pelo Red Star, Nuno da Costa, avançado de 27 anos que joga no Strasbourg e que passou pelo Valenciennes e pelo Aubagne FC, e Júlio Tavares, avançado de 29 anos que representa o Dijon mas que também passou pelo Bourg-Péronnas.

A derradeira jornada decorre a 21 de março. Cabo Verde recebe o Lesoto enquanto a Tanzânia vai acolher o Uganda. Para alcançar o apuramento, visto que os dois primeiros de cada grupo apuram-se para o CAN, os Tubarões Azuis têm de vencer e contar com um resultado negativo dos Tanzanianos.

De notar que nos outros grupos, três países da África Lusófona – Angola, Moçambique e a Guiné-Bissau – ainda têm hipóteses de seguir em frente.

Angola ocupa o segundo lugar com nove pontos, atrás da Mauritânia que lidera o Grupo I com 12 pontos, a Guiné-Bissau e a Namíbia lideram o Grupo K com oito pontos, o mesmo grupo onde se encontra Moçambique com sete pontos ocupando o terceiro lugar.

O Campeonato Africano das Nações decorreu de 15 de junho a 13 de julho nos Camarões.