Futebol: «Franceses» sem sucesso no FC Porto

Dois jogadores provenientes do Campeonato francês, que foram contratados este ano pelo FC Porto, acabaram por ser dispensados neste sábado, 21 de julho, depois da derrota por 2-1 frente ao Lille.

Os dois jogadores são o defesa suíço Saidy Janko e o avançado ganês Majeed Waris, que foram contratados respetivamente em junho de 2018 e em janeiro de 2018.

Majeed Waris, avançado de 26 anos, foi emprestado no início do ano ao FC Porto pelo clube francês do Lorient, e realizou oito jogos com os dragões sem ter apontado um único golo. A opção de compra, que gerou uma certa confusão, acabou por ser levantada pelo clube português.

No entanto Sérgio Conceição, o Treinador do Porto, não estava satisfeito com o rendimento do avançado e acabou por dispensá-lo.

O caso de Saidy Janko, defesa de 22 anos, é ainda mais estranho. Contratado durante o mês de junho ao clube francês do Saint Etienne, Saidy Janko não convenceu durante os jogos de preparação, e as duas derrotas dos portistas não ajudaram: derrotas frente ao Portimonense (2-1), e frente ao Lille (2-1).

Recorde-se que o jogador suíço realizou 22 jogos com o Saint Etienne na temporada passada.

De referir ainda que, para além de Saidy Janko e Majeed Waris, mais quatro jogadores foram dispensados: o médio brasileiro Ewerton, o defesa moldavo Oleg Reabciuk, o médio Paulinho, e o médio nigeriano Mikel Agu.

De relembrar por fim que um trio «francês» teve sucesso na temporada passada com o FC Porto, o trio infernal composto pelo avançado camaronês Vincent Aboubakar, que passou pelo Lorient e pelo Valenciennes, pelo avançado maliano Moussa Marega, que jogou no Amiens e no Le Poiré-sur-Vie, e pelo médio ofensivo argelino Yacine Brahimi, que atuou no Rennes e no Clermont.

O FC Porto tem novo particular agendado para este domingo, dia 22 de julho, frente aos ingleses do Everton, novamente a contar para a Algarve Football Cup 2018. No primeiro jogo a contar para o Torneio, os Portistas acabaram por perder por 2-1 frente aos Franceses do Lille.