LusoJornal / António Borga

Futebol: José Fonte e Xeka, dois pilares do Lille

O Lille continua a realizar um excelente início de temporada, ocupando o 2° lugar da Liga 1 francesa, com 16 pontos, a oito do líder, o Paris Saint Germain.

Neste sábado, dia 6 de outubro, a equipa do Norte da França vai receber o Saint Etienne no Estádio Pierre Mauroy, num jogo a contar para a nona jornada do Campeonato francês da primeira divisão, a Ligue 1.

O Lille conta com cinco Portugueses no plantel: Rui Fonte, Rafael Leão, Edgar Ié, Xeka e José Fonte.

O LusoJornal falou com estes dois últimos.

 

José Fonte: «Queremos roer os calcanhares ao PSG»

 

O Lille está no segundo lugar isolado, a oito pontos do PSG…

José Fonte: Queremos mais. Queremos chegar perto do PSG, mesmo se é difícil. Ainda não estamos no nosso máximo. O PSG tem qualidade e está por cima do Campeonato, mas queremos roer os calcanhares. Vamos continuar a trabalhar, temos de estar apenas focados em nós. Na próxima jornada é mais um jogo complicado frente ao Saint Étienne, mas queremos continuar a ganhar.

 

A equipa está a jogar bem isto apesar de haver algumas ausências em certos jogos?

José Fonte: Temos um plantel de 23-24 jogadores e qualquer um pode jogar. Há jogadores de grande qualidade na equipa. A equipa é jovem e tem talento.

 

No domingo 30 de setembro, foi um triunfo importante frente ao Marseille?

José Fonte: Estamos contentes pela vitória. Um jogo muito bem conseguido, um jogo inteligente. Um jogo em que sabíamos que o Marseille tem qualidades individuais para marcar um golo a qualquer momento, então exigia muita concentração, muita consistência. Foi isso que nós fizemos, fomos pacientes, defendemos quando tínhamos de defender, e na segunda parte, quando o jogo começou a abrir mais, a nossa qualidade ofensiva fez o resto.

 

Xeka: «É importante vencer uma grande equipa»

 

A temporada não podia ser melhor até agora ?

Xeka: Tudo está a correr bem. Agora é apenas pensar no próximo jogo. Vamos preparar o confronto com o Saint Étienne como preparámos este frente ao Marseille. Vamos tentar vencer como sempre.

 

Esta época está a correr bem melhor do que aquela do ano passado?

Xeka: Estão sempre a falar da temporada passada, as coisas mudaram, há uma nova mentalidade certamente, há jogadores que têm mais experiência agora, e tudo está a correr bem na equipa.

 

No domingo 30 de setembro, foi novamente um triunfo mas desta vez frente ao Marseille?

Jogámos bem, marcámos três golos e vencemos, mas agora é continuar a trabalhar para dar seguimento ao que estamos a fazer. É importante vencer uma grande equipa como o Marseille, mas temos de jogar sempre para ganhar, pouco importa o adversário.