LusoJornal / Marco Martins

Futebol: Leonardo Jardim e Miguel Cardoso, um início complicado

A quinta jornada do Campeonato francês de futebol terminou no domingo 16 de setembro com o triunfo do Marseille por 4-0 frente ao Guingamp. O Marseille sobe ao segundo lugar com 10 pontos, a cinco do líder o Paris Saint Germain, enquanto o Monaco de Leonardo Jardim e o Nantes de Miguel Cardoso estão na segunda parte da classificação com apenas cinco pontos.

 

Monaco com apenas um triunfo

O Monaco, vice-Campeão de França 2017/2018, ocupa atualmente a 15ª posição com cinco pontos, contando apenas com uma vitória frente ao Nantes na jornada inaugural por 1-3. A partir daí foram dois empates, 0-0 frente ao Lille e 1-1 frente ao Toulouse, e duas derrotas, 2-1 no terreno do Bordeaux e 2-3 em casa frente ao Marseille.

Uma situação complicada para os monegascos que neste momento não podem contar com o internacional português Rony Lopes que se lesionou com a Seleção Nacional. Quanto ao segundo português do plantel, Pelé, não tem sido opção por enquanto de Leonardo Jardim.

A próxima jornada já é algo decisiva para os monegascos que estão a dez pontos do Paris Saint Germain e a cinco do Marseille, este último é um dos rivais à luta pelos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões. O Monaco recebe no Estádio Louis II o Nîmes a 21 de setembro pelas 20h45.

 

Nantes, três jogos sem derrotas

O Nantes está atualmente no 17° lugar com cinco pontos, os mesmos que o Monaco. No entanto o clube comandado pelo português Miguel Cardoso está numa fase em que não sofre derrotas há três jornadas.

Recorde-se que nas duas primeiras jornadas, a equipa do Oeste da França perdeu em casa frente ao Monaco por 1-3 e foi derrotado pelo Dijon por 2-0. Uma situação crítica que o Nantes ultrapassou com um triunfo, por 2-3 no terreno do Strasbourg, e dois empates, 1-1 frente ao Caen e 0-0 frente ao Reims, este último na quinta jornada.

No entanto é necessário não esquecer que Miguel Cardoso chegou esta temporada ao Nantes e ainda está numa fase de construção da equipa, do estilo de jogo, da identidade do plantel. Mas esta fase de construção terá de ter um ponto final. Uma reação é esperada no próximo jogo que não se adivinha nada fácil, uma deslocação ao terreno do Lille a 22 de setembro pelas 17h00.