Futebol: Leonardo Jardim pode seguir caminho de Miguel Cardoso

O Treinador português Leonardo Jardim está numa situação cada vez mais complicada. Após nove jornadas, o Monaco ocupa o 18° e antepenúltimo lugar com apenas 6 pontos, os mesmos que o Nantes, 19°, e com um ponto de vantagem sobre o Guingamp, último classificado.

Um início de temporada incompreensível para os Monegascos no que diz respeito ao histórico que tem tido o Técnico luso: em 2016/2017 o Monaco foi Campeão de França, enquanto em 2017/2018 a equipa do Principado foi Vice-Campeão atrás do PSG.

Habituado a perder os melhores jogadores durante o verão, este ano foi ainda mais complicado visto que o Monaco perdeu alguns dos melhores jogadores, que foram substituídos por jovens promessas que ainda têm de confirmar, e além deste facto habitual, houve uma onda de lesões que acabou por tirar várias opções ao Treinador português.

Nesse lote de jogadores lesionados está o melhor monegasco da pré-temporada, o avançado português Rony Lopes. Recorde-se que ainda por cima o atleta lesionou-se quando estava com… a Seleção portuguesa, no início do mês de setembro, para dois jogos, um amigável frente à Croácia – empate a uma bola -, e um para a Liga das Nações frente à Itália – triunfo por 1-0. Desde então o avançado luso não vestiu a camisola do Monaco.

Rony Lopes foi aliás o primeiro jogador monegasco a marcar nesta época, na jornada inaugural, no triunfo por 1-3 do Monaco na deslocação ao terreno do Nantes, comandado na altura pelo Treinador luso, Miguel Cardoso.

Aliás temos de fazer uma comparação com o percurso de Miguel Cardoso, que foi demitido das suas funções após a oitava jornada. Neste momento, e segundo as informações do diário francês L’Equipe, Leonardo Jardim também poderá ter o lugar em perigo e seguir o mesmo caminho que Miguel Cardoso.

Esta temporada da Ligue 1 começou com um duelo de Treinadores portugueses e poderá continuar após a nona jornada sem nenhum Técnico luso. Os próximos dias serão decisivos para o futuro de Leonardo Jardim, visto que estamos num período em que não há jogos para o Campeonato de França de futebol durante quase duas semanas, por causa dos compromissos das Seleções nacionais.