Benfica´s head coach Rui Vitoria during a press conference at Luz Stadium, Lisbon, Portugal, 06th August 2018. Benfica will play tomorrow against the Turkish team Fenerbahce the third round playoff first match to access the of European Champions League. ANTONIO COTRIM/LUSA António Cotrim / Lusa

Futebol: Mathieu Valbuena e André Ayew desafiam Benfica

A terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões europeus de futebol decorre nesta terça e quarta-feira, 7 e 8 de agosto, com um único clube português nesta fase, o Benfica, que vai defrontar os turcos do Fenerbahçe.

Nesta terça-feira 7 de agosto, o Benfica recebe os turcos do Fenerbahçe na primeira mão da terceira pré-eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões europeus.

Os encarnados vão tentar ultrapassar esta eliminatória para aproximar-se da fase de grupos onde já se encontra o FC Porto, Campeão de Portugal 2017/2018. O encontro vai decorrer pelas 21h, hora francesa, no Estádio da Luz em Lisboa.

 

Antigos Marselheses defrontam encarnados

O clube turco do Fenerbahçe conta com dois jogadores franceses: o antigo internacional francês Mathieu Valbuena e o franco-ganês André Ayew.

Recorde-se que Mathieu Valbuena, de 33 anos, foi uma figura do futebol francês com passagens pelo Marseille e pelo Lyon, além de ter sido internacional em várias ocasiões, sendo convocado por exemplo para o Mundial de 2014 no Brasil.

De notar que o médio de 33 anos já defrontou o Benfica nos oitavos-de-final da Liga Europa na época 2009/2010, quando jogava no Marseille. As duas equipas empataram a uma bola em Lisboa, mas os encarnados venceram por 1-2 em território francês.

Quanto a André Ayew, avançado ganês que nasceu em França, também jogou no Marseille mas nunca chegou a defrontar o Benfica. No entanto já defrontou, por exemplo, a Seleção Portuguesa no Mundial de 2014 com o Gana, perdendo por 2-1, num jogo que acabou por ditar a eliminação dos dois países.

 

Outros «franceses» no Fenerbahçe

A equipa turca conta ainda com três jogadores que nasceram ou jogaram em França: o marroquino Nabil Dirar, que jogou durante vários anos no Monaco e onde foi orientado por Leonardo Jardim, o franco-marroquino Aatif Chahechouhe, que nasceu na região parisiense e jogou por exemplo no Nancy, e ainda o franco-camaronês Carlos Kameni, que atuou no Saint Étienne e no Le Havre.

Particularidades há muitas nesta equipa. Deixamos aqui uma última: o médio brasileiro Souza é um elemento importante no esquema tático do Fenerbahçe, ele que já jogou no futebol português, vestindo a camisola do FC Porto durante cerca de duas temporadas, em 2010/2011 e em 2011/2012.

O encontro entre o Benfica e o Fenerbahçe decorre nesta terça-feira pelas 21h00, hora francesa, e poderá já ditar o futuro da eliminatória.