LusoJornal / António Borga

Futebol: Monaco de Leonardo Jardim fica na Ligue 1

Era quase oficial, desde sexta-feira à noite, é mesmo oficial! O Monaco garantiu a manutenção na primeira divisão francesa de futebol, a Ligue 1. Um alívio para o Treinador português, Leonardo Jardim, e para os três jogadores lusos: Gelson Martins, Adrien Silva e Rony Lopes.

Na sexta-feira à noite, no fim dos 90 minutos da última jornada, o resultado não era o melhor para o Monaco. Os Monegascos foram derrotados na deslocação ao terreno do Nice, no dérbi do Sul da França, por 2-0. Um jogo que não podia ter corrido pior aos pupilos de Leonardo Jardim, visto que o primeiro golo do encontro foi na própria baliza pelo defesa francês Benoît Badiashile aos 36 minutos de jogo.

Para não correr o risco de descer de divisão o Monaco tinha de, pelo menos, empatar. No entanto durante a segunda parte foi o Nice que ampliou a vantagem com um tento de grande penalidade apontado pelo avançado francês Mickaël Le Bihan aos 67 minutos.

Os Monegascos acabaram por perder por 2-0 no último encontro da temporada 2018/2019, que é completamente para esquecer para a equipa comandada por Leonardo Jardim.

O clube do Principado contou com o resultado negativo do Caen, que perdeu em casa frente ao Bordeaux de Paulo Sousa, para ficar no 17° lugar com 36 pontos. O Dijon, que venceu por 2-1 o Toulouse, acabou no 18° lugar com 34 pontos e vai disputar o play-off de manutenção, enquanto o Caen com 33 e o Guingamp com 27 pontos descem à Ligue 2.

Os Monegascos venceram ‘apenas’ oito encontros, empataram 12 e foram derrotados 18 vezes, apontando 38 golos e sofrendo 57.

Do lado dos melhores marcadores, o Colombiano Falcao, que passou pelo FC Porto, apontou 15 golos, enquanto o Português Gelson Martins marcou 4 tentos e foi o terceiro melhor marcador da equipa em menos de seis meses com a camisola do Monaco isto no que diz respeito aos golos apontados na Ligue 1.

De notar que os três jogadores portugueses têm situações diferentes no clube: Rony Lopes pertence ao Monaco e ainda tem contrato, Gelson Martins foi emprestado pelos Espanhóis do Atlético Madrid, enquanto Adrien Silva foi emprestado pelos Britânicos do Leicester.

Leonardo Jardim, técnico português, tem um trabalho enorme de reconstrução. Há apenas dois anos, na época 2016/2017, os Monegascos sagraram-se Campeões de França à frente do poderoso Paris Saint Germain. Para o treinador luso esta época acabou, agora é pensar na temporada 2019/2020 da Ligue 1 de futebol.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]