asmonaco.com

Futebol: Monaco de Pelé regressou aos triunfos

O Monaco do Português Pelé deslocou-se ao terreno do Amiens e venceu por 0-2, num jogo a contar para a 16ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão, a Ligue 1.

Um duelo entre dois clubes que estão na parte inferior da tabela classificativa, visto que os Monegascos ocupavam o 19° e penúltimo lugar com 10 pontos, enquanto o Amiens estava no 18° lugar com 13 pontos.

Em casa, no Stade de la Licorne, o Amiens dominava o encontro, mas não conseguia concretizar as poucas oportunidades que tinha. Quanto ao Monaco, que contou com Pelé no onze inicial, estava numa posição defensiva e esperava pelo contra-ataque.

Aos 43 minutos, foi o momento-chave do encontro. O árbitro assinalou uma grande penalidade a favor dos Monegascos. O avançado colombiano Falcao apontou o primeiro golo do encontro. Recorde-se que Falcao passou pelo Campeonato português, jogando com a camisola do FC Porto.

A segunda parte pouco ou nada trouxe de novo. O Amiens estava por cima no encontro, mas não conseguia enganar o guarda-redes suíço do Monaco, Diego Benaglio. Aliás o Suíço também tem uma história com Portugal visto que jogou na Liga Portuguesa com a camisola do Nacional da Madeira.

Em cima do minuto 90, houve dois acontecimentos. Primeiro a expulsão do defesa do Amiens, Bakaye Dibassy, após uma falta sobre o Colombiano Falcao. O segundo acontecimento foi a falta sobre o médio luso-guineense, Pelé, que foi derrubado na área do Amiens pelo guarda-redes Régis Gurtner. Falcao, o avançado colombiano, voltou a marcar e novamente de grande penalidade.

O resultado fixou-se em 0-2 para os Monegascos. Com este triunfo, apenas o segundo para o Treinador francês Thierry Henry, que subsitituiu o Português Leonardo Jardim, o Monaco subiu para o 17° lugar com 13 pontos e saiu da zona de descida à segunda divisão. Quanto ao Amiens ocupa agora o 19° e penúltimo com igualmente 13 pontos.

Na próxima jornada, o Monaco recebe o Nice, a 7 de dezembro pelas 20h45, no dérbi do Sul da França, enquanto o Amiens desloca-se ao terreno do último classificado, o Guingamp do Português Pedro Rebocho, a 8 de dezembro pelas 20h00.