Portugal´s Andre Silva (L) vies for the ball with Italy's goalkeeper Gianluigi Donnarumma during the UEFA Nations League match betwen Portugal and Italy, at Luz Stadium, in Lisbon, Portugal, 10 September 2018. JOSE SENA GOULAO/LUSA José Sena Goulão/Lusa

Futebol: Portugal venceu Itália sem nenhum lusodescendente

A Seleção portuguesa defrontou e venceu a Itália por 1-0, no Estádio da Luz em Lisboa, num a jogo a contar para a Liga das Nações, a prova recentemente criada pela UEFA. Neste encontro Portugal, que já não contava com Anthony Lopes nem Adrien Silva, não teve a participação de Raphaël Guerreiro. Uma Seleção sem um único jogador lusodescendente.

A representação dita «francesa» ficou ainda mais reduzida. Sem os três lusodescendentes, Rony Lopes, que joga no Monaco, também acabou por ficar fora do encontro por estar lesionado. A magra representação «francesa» resumiu-se ao defesa central do Montpellier, Pedro Mendes, que ficou no banco de suplentes.

O primeiro jogo oficial pós-mundial e sem Cristiano Ronaldo até acabou por sorrir a Portugal frente a uma Seleção italiana que está numa fase de renovação, não tendo participado no último Mundial.

O único golo do encontro foi apontado aos 48 minutos pelo avançado André Silva, que atua no Sevilha em Espanha por empréstimo dos italianos do AC Milan.

De notar que a Seleção portuguesa conta ainda com três jogadores que atuaram em França: Bernardo Silva, que jogou pelo Monaco, foi titular; Sérgio Oliveira, que representou o Nantes, entrou no decorrer da segunda parte; e Gonçalo Guedes, que passou pelo Paris Saint Germain, ficou no banco de suplentes.

Com este resultado a Seleção das Quinas passa para a liderança do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, com três pontos e com um jogo disputado, enquanto a Polónia e a Italia têm um ponto, mas os polacos apenas disputaram um encontro enquanto os italianos já têm dois jogos.

De recordar que o primeiro do Grupo segue para uma fase final para definir o vencedor da prova, o segundo classificado fica na Liga A, enquanto o terceiro na classificação acaba por descer à Liga B desta prova da UEFA.