LusoJornal / António Borga

Futebol: Portugueses do Lille mantêm 2° lugar

A 17ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, acabou no domingo 9 de dezembro com dois jogos que terminaram empatados: Strasbourg 2-2 Caen e Lille 1-1 Reims.

O Lille, que conta com cincos jogadores portugueses – Xeka, Rui Fonte e José Fonte, Rafael Leão e Edgar Ié – defrontou o Reims e acabou por ceder um empate caseiro a uma bola.

O golo do Reims foi apontado pelo médio francês Rémi Oudin, aos 64 minutos, enquanto o tento do Lille foi da autoria do avançado marfinense Nicolas Pépé aos 90+6 minutos.

De notar que quatro jogadores lusos jogaram, enquanto Edgar Ié ficou no banco de suplentes.

No que diz respeito aos outros resultados, o Guingamp do Português Pedro Rebocho perdeu, em casa, por 1-2 frente ao Amiens, o Rennes do lusodescendente Damien da Silva alcançou um triunfo por 2-0, em casa, frente ao Dijon, e por fim o Strasbourg do Caboverdiano Nuno da Costa e do lusodescendente Anthony Gonçalves, também em casa, empatou a duas bolas frente ao Caen.

Com este resultado, o Lille permanece no segundo lugar agora com 31 pontos, a 13 do líder, o Paris Saint Germain que não jogou no sábado frente ao Montpellier por causa das manifestações.

No que diz respeito aos outros clubes onde atuam jogadores portugueses, e que jogaram neste fim de semana, o Strasbourg ocupa o 8° lugar com 23 pontos, o Rennes está na 10 posição também com 23 pontos, enquanto o Guingamp mantém-se no 20° e último lugar com 8 pontos.

De notar que seis jogos – Angers-Bordeaux, Nîmes-Nantes, PSG-Montpellier, Toulouse-Lyon, Monaco-Nice e Saint Etienne-Marseille – foram adiados por causa das manifestações dos coletes amarelos e vão decorrer em janeiro de 2019.

De referir ainda que na próxima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, vários jogos poderão ser adiados se as manifestações dos Coletes Amarelos continuarem.

O Lille, clube com o maior número de jogadores portugueses no plantel, desloca-se ao terreno do Nîmes a 16 de dezembro.