LusoJornal / António Borga

Futebol: PSG arrasou Monaco de Pelé

A 13ª jornada do campeonato francês da primeira divisão de futebol encerrou no domingo 11 de novembro com o triunfo do PSG por 0-4 na deslocação ao terreno do Monaco, num jogo onde o Pelé, o médio português dos monegascos, foi titular.

O duelo entre o líder do campeonato e detentor do título de Campeão, o PSG, e o vice-campeão de França, mas que ocupa neste momento o 19° e penúltimo lugar, o Monaco de Pelé e de Rony Lopes, acabou por ser resolvido muito (demasiado?) cedo.

Nos primeiros minutos de jogo e sob o impulso do médio luso-guineense Pelé, o Monaco até esteve por cima, tendo duas ocasiões para tentar criar perigo junto à baliza do guarda-redes parisiense, Alphonse Areola.

No entanto o Paris Saint-Germain, com uma pontinha de sorte, conseguiu abrir o marcador logo aos 5 minutos. Na primeira vez que os Parisienses entraram na área do Monaco, houve uma atrapalhação dos monegascos, a bola sobrou para Neymar que num remate-assistência deu o esférico ao avançado uruguaio Edinson Cavani que só teve de empurrar para o fundo da baliza.

A partir daí o PSG soube jogar como sempre, gerindo os esforços e colocando perigo ‘quase’ quando queria junto à baliza do guarda-redes suíço Diego Benaglio.

Os Parisienses acabaram por marcar mais três golos durante o resto do encontro: Edinson Cavani apontou mais dois golos (12 min. e 53 min.) e Neymar também fez o gosto ao pé aos 64 minutos de grande penalidade. De notar que dois golos foram anulados pelo VAR, assistência vídeo, à equipa de Paris, ao Alemão Julian Draxler e ao Francês Kylian Mbappé.

O PSG bateu novamente um recorde, o seu próprio recorde, vencendo 13 jogos sobre 13, enquanto o Monaco, desde a saída do Treinador português Leonardo Jardim, que foi substituído pelo Francês Thierry Henry, ainda não venceu, aliás o único triunfo dos Monegascos foi na primeira jornada por 1-3 frente ao Nantes, que era comandado pelo Técnico português Miguel Cardoso.

O Paris Saint-Germain segue no primeiro lugar da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, com 39 pontos, enquanto o Monaco é 19° e penúltimo com sete pontos, os mesmos que o Guingamp que ocupa o último lugar.