LusoJornal / António Borga

Futebol: PSG no 2° lugar, três portugueses no Top-100 dos mais poderosos

O Paris Saint Germain ocupa o 2° lugar no relatório anual da Football Finance 100, que estima os 100 clubes mais poderosos do mundo a nível financeiro. Mais setes clubes franceses e três portugueses estão integrados nesse Top-100 dos clubes de futebol mais poderosos.

Os parâmetros deste relatório anual da Soccerex Football Finance 100 são: valores dos jogadores, ativos tangíveis (infra-estruturas), dinheiro no banco, potencial de investimento do dono (caso tenha) e a dívida líquida.

PSG no 2° lugar

Os Parisienses, pegando apenas em dois critérios sobre os cinco para simplificar, têm os jogadores avaliados nos 820 milhões e uma dívida líquida nos 37 milhões de euros.

O segundo clube francês ocupa o 17° lugar, o Lyon, e tem os jogadores avaliados nos 339 milhões e uma dívida líquida nos 213 milhões de euros.

Ainda no que diz respeito aos clubes franceses, o Monaco está na 22ª posição, o Marseille ocupa o 35° lugar, o Rennes está na 53ª posição, o Nice ocupa o 67° lugar, e o Bordeaux está na 80ª posição.

Três cubes portugueses no Top-100

Nesta lista aparecem três clubes de Portugal. O Benfica assume-se como o mais poderoso a nível financeiro, figurando na 66ª posição, tendo um plantel avaliado nos 243 milhões de euros e uma dívida líquida de 346 milhões.

Segue-se o FC Porto no 70º posto com os jogadores avaliados nos 239 milhões e uma dívida líquida de 320 milhões. Por último, o Sporting aparece na 98ª posição, com um plantel estimado nos 157 milhões de euros e uma dívida líquida nos 316 milhões de euros.

De notar ainda para o facto da lista ser liderada pelo Manchester City (plantel estimado em mais de mil milhões de euros), um dos cinco clubes britânicos no top 10.