LusoJornal / Marco Martins

Futebol: Rafael Leão, insaciável com o Lille

O Lille venceu por 2-1 o Amiens no Estádio Pierre Mauroy num jogo a contar para a 21ª jornada do Campeonato de França da primeira divisão de futebol, a Ligue 1. O avançado português Rafael Leão marcou o primeiro tento da equipa do Norte da França, enquanto o médio luso Xeka apontou o segundo, que deu a vitória ao Lille. Um triunfo alcançou com dois tentos portugueses.

O Lille arrecadou os três pontos neste encontro que contou com dois Portugueses no onze inicial: José Fonte e Rafael Leão, com Xeka a entrar durante a segunda parte, e Edgar Ié no banco de suplentes, enquanto Rui Fonte continua fora das opções do Técnico dos ‘Dogues’, Christophe Galtier.

O LusoJornal falou com o avançado português de 19 anos, Rafael Leão, que estava satisfeito com o triunfo da equipa.

 

Foram três pontos e sobretudo mais um golo para o Rafael?

Foi uma vitória muito sofrida. Posso dizer que não entrámos muito bem no jogo, mas com o apoio dos adeptos, conseguimos impor o nosso jogo e conquistar os três pontos na parte final. Foi numa jogada de insistência, de esforço da equipa que resultou no meu golo. É importante para mim ter apontado mais um golo. Fico muito contente.

 

Foi preponderante neste encontro, conquistando uma grande penalidade – falhada por Pépé – e marcando o primeiro golo da equipa…

Se a equipa não estiver bem, tu não tens oportunidades de marcar golos ou de criar oportunidades. Juntámos todas as nossas forças, conseguimos impor o nosso jogo, e quando isso acontece as jogadas fluem e consigo aparecer.

 

Quarto golo em quatro jogos, é notável?

Claro que é importante para mim. Dá-me motivação para continuar a trabalhar. Tenho pessoas que me ajudam todos os dias, em todos os treinos, em todos os jogos, que puxam por mim para eu dar o meu melhor e assim consigo ajudar a equipa. Claramente fico muito contente por mim.

 

O Lille tem tido dificuldades em casa…

As equipas que vêm aqui jogar na nossa casa têm sempre o prazer de defrontar o segundo classificado, e tentam dificultar as nossas ações para que não consigamos atingir o nosso objetivo. E essas equipas, muitas vezes, mostram bom futebol, dificultando a nossa tarefa em conquistar os três pontos e em manter o segundo lugar.

 

Tem realizado um grande trabalho defensivo?

É importante claro. Eu estava habituado a uma outra realidade e agora vejo que aqui em França é uma exigência máxima. O Treinador falou comigo para melhorar nesse aspeto porque se não melhorasse, podia desfalcar a equipa. Na minha função como avançado também devo preocupar-me em fechar o meio-campo e em ajudar a minha equipa. É assim que vamos conseguir recuperar rapidamente a bola, para termos mais oportunidades de golo.

 

Sexta-feira tem o jogo frente ao Marseille?

Vamos preparar esse jogo com a máxima força, todos juntos e com o apoio dos adeptos. Vamos continuar a dar o nosso melhor e tentar continuar a dar alegria. O nosso objetivo é manter o segundo lugar na liga.

 

Com este triunfo o Lille continua no segundo lugar agora com 40 pontos, a treze do Paris Saint Germain, líder isolado. Quanto ao Amiens permanece no 17° lugar com 18 pontos.

Na próxima jornada do Campeonato de França da primeira divisão de futebol, o Lille desloca-se ao terreno do Marseille, a 25 de janeiro, enquanto o Amiens recebe o Lyon a 27 de janeiro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20127″]