Lusa

Futebol: Raphaël Guerreiro arrasou Monaco

A 6ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões europeus de futebol prossegue nesta quarta-feira com um clube francês, o Lyon, e um português, o Benfica, em ação. Já ontem o Paris Saint Germain e o FC Porto venceram, enquanto o Monaco foi derrotado pelo Borussia Dortmund do Português Raphaël Guerreiro.

 

Raphaël Guerreiro, goleador do Dortmund

O Monaco recebeu e perdeu por 0-2 frente aos Germânicos do Borussia Dortmund, num jogo a contar para o Grupo A. Um encontro que não tinha nada para definir visto que os Monegascos já estavam eliminados de todas as competições europeias enquanto os Germânicos já se tinham apurado para a próxima fase da prova.

No entanto o Monaco, comandado pelo Treinador francês Thierry Henry, que conta com dois Portugueses – Pelé e Rony Lopes -, queria terminar com pelo menos um triunfo nesta prova, algo que não conseguiu por causa de um homem.

Raphaël Guerreiro acabou por ser o homem do jogo. O internacional português, que joga a lateral na Seleção, tem jogado numa posição de médio esquerdo no seu clube e os frutos estão à vista. O lusodescendente, que passou pelo Caen e pelo Lorient, marcou os dois tentos do encontro aos 15 e 88 minutos. Um feito notável para o atleta de 24 anos que nasceu no Blanc-Mesnil, na Região parisiense, ele que tem tido várias lesões nos últimos meses.

Na tabela classificativa, o Borussia Dortmund terminou no primeiro lugar com 13 pontos, os mesmos pontos que os Espanhóis do Atlético Madrid, que no entanto ficaram na segunda posição por causa da diferença de golos particular. No terceiro lugar, e com direito a Liga Europa, temos os Belgas do Club Brugge, enquanto o Monaco ficou na última posição com apenas um ponto. De notar que no outro encontro do grupo, o Club Brugge e o Atlético Madrid empataram sem golos.

 

Paris Saint Germain e FC Porto apurados

Os Parisienses não tinham uma tarefa fácil, ir vencer ao terreno dos Sérvios do Estrela Vermelha. Apesar de um bom início de jogo, o PSG, a vencer por 0-2, sofreu um golo nos primeiros minutos da segunda parte e começou a tremer. No entanto com a superioridade demonstrada, o Paris Saint Germain soube resistir e acrescentar mais dois tentos nos últimos minutos. Os Parisienses venceram por 1-4 em território sérvio e apuraram-se para os oitavos de final da Liga Milionária, terminando no primeiro lugar do Grupo C, com 11 pontos.

O segundo lugar foi para os Britânicos do Liverpool com 9 pontos, os mesmos que os Italianos do Nápoles, no entanto na diferença de golos, os Ingleses estão com +7 contra +5. Na derradeira jornada, o Liverpool venceu por 1-0 o Nápoles do Português Mário Rui. No último lugar da classificação ficou o Estrela Vermelha com 4 pontos.

Recorde-se por fim que o FC Porto venceu por 2-3 na deslocação ao terreno dos Turcos do Galatasaray e terminou no primeiro lugar, invicto, do Grupo D com 16 pontos. O segundo lugar foi para os Germânicos do Schalke 04 com 11 pontos, que derrotaram os Russos do Lokomotiv Moscovo por 1-0. O Galatasaray terminou no terceiro lugar com 4 pontos e segue para a Liga Europa, enquanto o Lokomotiv foi eliminado.