Futebol: Reinildo estreou-se com a camisola do Lille

O Lille – que conta com quatro Portugueses e um Moçambicano, Reinildo Mandava – empatou a uma bola na deslocação ao terreno do Strasbourg do Franco-português Anthony Gonçalves e do Luso-caboverdiano Nuno da Costa, num jogo a contar para a 26ª jornada do Campeonato de França da primeira divisão, a Ligue 1.

Este encontro marcou a estreia de Reinildo Mandava com a camisola do Lille.

No estádio de La Meinau repleto, o Lille entrou melhor no encontro e abriu o marcador com um tento apontado pelo avançado francês Jonathan Ikoné aos 42 minutos de jogo.

No intervalo os ‘Dogues’ venciam por 0-1, num jogo que contou com dois Portugueses no onze inicial: o defesa José Fonte e o avançado Rafael Leão, enquanto o avançado Rui Fonte ficou no banco de suplentes, e o médio Xeka estava suspenso.

Na segunda parte, o Strasbourg empatou aos 68 minutos de jogo com um tento do ‘Guerreiro de La Meinau’, o lusodescendente Anthony Gonçalves.

As duas equipas ainda procuraram chegar ao segundo tento, mas de uma maneira mais tímida, sem arriscar para não perder, pelo menos, o ponto do empate. Aliás foi nessa fase que entrou o lateral moçambicano de 25 anos, Reinildo Mandava, que se estreou com a camisola do Lille ao entrar aos 86 minutos de jogo. Foi emprestado pelo Belenenses ao clube francês durante o mercado de inverno.

Com este resultado, o Lille permanece no segundo lugar com 51 pontos, enquanto o Strasbourg ocupa agora o 8° lugar com 37 pontos. A Ligue 1 continua a ser liderada pelo Paris Saint Germain com 65 pontos.

No fim do encontro, o LusoJornal falou com o defesa moçambicano do Lille, Reinildo Mandava, abordando os primeiros minutos em campo, a sua adaptação, e a sua carreira.

 

Disputou os seus primeiros minutos na Ligue 1. Qual foi a sensação?

Foram minutos sensacionais. Para quem está fora, pode não ser grande coisa, mas para mim foram minutos de grande emoção, porque são os meus primeiros minutos aqui no Lille e neste meu novo desafio. Isto é muito bom para mim. Quero agradecer o Treinador por me ter deixado estrear com a camisola do Lille. De agora em diante, é continuar a trabalhar para merecer mais oportunidades.

 

Entrou e jogou como médio esquerdo, mas a sua posição preferencial é lateral…

Eu faço o corredor esquerdo todo, então pouco importa para mim jogar mais atrás ou jogar mais à frente. Admito que a posição à qual estou mais habituado é a lateral, mas jogar mais à frente não me importa. Quero jogar e ajudar a equipa. Isto é bom para mim.

 

Teve problemas administrativos para poder representar o clube francês, agora isso está tudo ultrapassado?

Não via a hora para jogar. Digo um «até que enfim» porque foram 4-5 jogos sem poder contribuir, sem poder fazer nada, isto tudo por causa de problemas administrativos. Mas agora está tudo bem e tenho apenas de continuar a trabalhar.

 

Como tem sido a adaptação no Norte da França?

Tem sido muito boa a adaptação. Todos me receberam muito bem desde os colegas à equipa técnica e ao clube. Eu também me adaptei facilmente porque há jogadores que eu conheço como Rui Fonte ou ainda Rafael Leão. É muito fácil adaptar-se quando se tem Portugueses e Brasileiros na equipa. Mas também não foi complicado com os Franceses porque eu gosto de interagir com toda a gente, brincar com todos, e isso torna tudo mais fácil.

 

Já começa a falar francês?

Neste momento eu vou aprendendo. Já conheço algumas palavras, mas pouco a pouco vou chegar lá.

 

De Moçambique para o Lille, tem sido um percurso interessante…

É uma história muito longa, mas sempre fui aquele miúdo sonhador, batalhador, que nunca deixa de acreditar. Já passei por várias coisas, complicadas… mas acho que agora há uma estrelinha para mim, é a minha hora, e estou aqui! Agora é apenas trabalhar, ter fé, e com o tempo tudo pode acontecer.

 

A Ligue 1 conta agora com dois Moçambicanos: Mexer e Reinildo…

É verdade que somos dois moçambicanos no Campeonato francês. Eu já tinha falado com o Mexer, tenho acompanhado a carreira dele, e ele a minha. Ele tem-me dado muita força, tem-me ajudado muito, isso é muito importante e agradeço o Mexer por tudo. Desde o primeiro dia em que cheguei, ele tem falado comigo e está sempre a perguntar se eu preciso de alguma coisa. Ele preocupa-se comigo, como estão a correr as coisas… Tudo está a correr bem para mim e só posso agradecer o Mexer. Também lhe desejo felicidade no Campeonato e na vida porque ele é uma boa pessoa, isto para além de ser um compatriota, um companheiro, um colega de Seleção, e um amigo.

 

Moçambique mostra que tem jogadores com talento?

Moçambique tem muita qualidade, muito talento, só que faltam oportunidades, então vai saindo um ou dois, mas acredito que daqui algum tempo, as coisas vão mudar e aparecer mais jogadores porque há muito talento no nosso país.