Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

A candidatura de Vila Nova a Gaia, a única portuguesa e ibérica, a Capital Europeia da Juventude em 2024 foi validada pelo Fórum Europeu da Juventude, informou a Câmara local, que vai concorrer com outras nove cidades, entre as quais Istres, em França.

“O Fórum Europeu da Juventude validou, de forma oficial, a candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude. Trata-se da única presença portuguesa e ibérica, dado que Espanha não apresentou qualquer candidatura”, descreve a Câmara de Vila Nova de Gaia em comunicado.

Na corrida a Capital Europeia da Juventude em 2024, no total, são nove as cidades adversárias deste concelho do distrito do Porto: Batumi (Geórgia), Chisinau (Moldávia), Ghent e La Louviere (Bélgica), Istres (França), Lublin (Polónia), Lviv (Ucrânia), bem como Szekesfehervar e Vesprem (Hungria).

A Câmara de Vila Nova de Gaia destaca que o júri que determinará os cinco finalistas é constituído por representantes de entidades internacionais e europeias, membros da sociedade civil e representantes dos jovens a nível local e regional e jornalistas.

A comunicação das cidades finalistas está prevista para 09 de março, seguindo-se um período de melhoria das candidaturas até à decisão final que deverá ser anunciada em novembro deste ano.

A atual Capital Europeia da Juventude é a lituana Klaipeda, contudo, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19, a cidade francesa de Amiens, que foi Capital Europeia da Juventude em 2020, continua a desenvolver o seu programa.

Em janeiro de 2020, em declarações à Lusa, o Vereador da Juventude e Voluntariado Jovem da Câmara de Gaia, Elísio Pinto, disse que a candidatura seria “ambiciosa”, enumerando vários apoios até aí demonstrados por personalidades como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, e do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreira, entre outras.

“Esta candidatura já não é municipal, já é uma candidatura de âmbito nacional. Estamos convictos de que Vila Nova de Gaia está a iniciar onde outras candidaturas terminaram”, disse Elísio Pinto.

O título de Capital Europeia da Juventude – criado em 2009 pelo Fórum Europeu de Juventude, organização que reúne e congrega os Conselhos Nacionais de Juventude dos diversos países europeus, bem como estruturas europeias de juventude – já foi atribuído às cidades portuguesas de Braga e Cascais, em 2012 e 2018, respetivamente.

A intenção de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, de se candidatar este título foi tornada pública em fevereiro de 2018 pelo Presidente da Câmara, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, que, em declarações à Lusa, à margem da apresentação do Plano Municipal da(s) Juventude(s) deste concelho avançou estar a preparar atividades “plurais” dedicadas “a uma juventude muito heterogénea”.

 

Comunidade
X