Geminação Ovar-Pithiviers: presença e atuação das Campeãs Nacionais de natação sincronizada

A localidade portuguesa de Ovar está geminada com Phitiviers, em França, desde 1993. Todos os anos, de forma alternada, as delegações de representantes municipais e membros do Comité de geminação visitam-se mutuamente procedendo a trocas diversas de ordem desportiva ou cultural, a fim de manter e preservar os laços e relações de amizade entre ambas.

A associação portuguesa «Os Azulejos», de Pithiviers, que tem como Presidente Ana Lúcia Thierry, tem sido ao longo dos anos o motor desta solidariedade e coorganizadora das celebrações.

De 7 a 11 de junho, Pithiviers recebe os representantes nacionais. A Câmara Municipal de Ovar estará representada por Ruben Ferreira, Secretário do Gabinete de Apoio à Presidência do Município de Ovar e Tânia Guimarães, do Serviço de Turismo.

A Comitiva de Ovar é ainda composta por 12 atletas do Clube de Natação OvarSincro, Campeãs nacionais de natação sincronizada, igualmente atletas da Seleção Nacional em preparação para os Campeonatos mundiais de Glasgow-Sincronized Championship 2018 (seniores) e de Sevilha, Taça Comen (juvenis) e pelo organizador da geminação Filipe Faria.

Um ponto forte da visita é justamente a presença destas atletas que atuarão no sábado, dia 9 de junho, pelas 19h30, na Piscina Municipal de Pithiviers.

Nesse mesmo sábado, às 11h30, terá lugar uma receção oficial na Mairie de Pithiviers à qual assistirá o Cônsul honorário de Portugal em Orléans, José de Paiva, que acompanhará a comitiva e assistirá igualmente ao espetáculo das Campeãs nacionais de natação sincronizada.