Governo espera “contributo importante” do Encontro de Investidores da Diáspora

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse esperar o maior “Encontro de Investidores da Diáspora” de sempre, uma iniciativa que arranca hoje em Penafiel, e que pode dar um “contributo importante ao país”.

“Os números de inscritos mostram que iremos ter o maior encontro realizado até hoje. Tínhamos ontem, ao fim do dia, cerca de 600 inscrições de empresários da diáspora e também de empresários da região”, revelou José Luís Carneiro, acrescentando que são 35 os países de onde virão portugueses, investidores, empreendedores da diáspora. “Do meu ponto de vista, tratar-se-á do maior encontro ate hoje ocorrido, o que demonstra que esta é uma indicativa que se encontra já consolidada e que tem condições para dar um contributo importante ao país, em termos de desenvolvimento regional, mas também de apoio à internacionalização das micro, pequenas e médias empresas portuguesas”, sublinhou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em declarações à Lusa.

A iniciativa, que vai na terceira edição, inclui, nos dois dias de trabalho, apresentações de projetos locais e regionais, e a intervenção de vários empresários. “O encontro tem em vista mostrar as oportunidades e as condições de investimento em Portugal para os portugueses que se encontram em todo o mundo, mas também criar redes de contactos entre empresários que têm a sua base nas respetivas regiões onde se realizam esses encontros como forma de apoio à internacionalização dos investimentos das micro, pequenas e medias empresas de todo o pais”, revelou José Luís Carneiro.

Na página da iniciativa na internet pode ler-se que as temáticas do encontro, acolhido este ano pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, “incidirão na importância da valorização das regiões e territórios enquanto polo de atração de investimento e/ou de internacionalização respetivamente com origem e/ou destino nas comunidades portuguesas, assim como no desenvolvimento e execução de políticas e medidas para esse efeito, aos níveis nacional, regional e local, e em estreita interação com os empreendedores e inovadores da Diáspora portuguesa em todos os seus formatos, características e geografias”.

O III Encontro dos Investidores da Diáspora com o tema “Conhecer para investir”, tem lugar em Penafiel, e termina no sábado.

Os Encontros anuais e intercalares de Investidores da Diáspora que já decorreram em Sintra, Viana do Castelo e Praia da Vitória/Açores, respetivamente em dezembro de 2016, dezembro de 2017 e julho de 2018.