O Governo vai organizar o Encontro mundial de Cônsules Honorários

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas vai organizar nos próximos dias 16 e 17 de abril, o primeiro Encontro mundial dos Cônsules Honorários.

«A primeira experiência que fiz de reunir os Cônsules Honorários de Portugal ocorreu no Brasil, por iniciativa da Embaixada de Portugal em Brasília e esse encontro estimulou-me no sentido de realizar um grande Encontro dos Consulados Honorários, para lhes atribuir uma orientação política clara» disse José Luís Carneiro em entrevista ao LusoJornal. «Ao mesmo tempo para procurarmos estabelecer critérios mais claros, quer na atribuição de poderes alargados aos Consulados Honorários, quer também na atribuição de subsídios, quer ainda na tomada de decisão de criar ou de extingir Consulados Honorários».

Para o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, «é necessário haver uma racionalidade política e é necessário haver também uma transparência no modo e critérios de designação dos Consulados Honorários e também na avaliação do trabalho que desenvolvem em representação do Estado português».

Em França há Cônsules Honorários em Dax (o mais antigo em exercício), em Orléans, Tours, Rouen, Lille, Pau, Ajaccio, Montpellier, Clermont-Ferrand e Nice. Há também um Consulado Honorário em Metz, para o qual nunca foi feita qualquer nomeação.

O Governante diz que há muitas diferenças entre Consulados Honorários. «Há um trabalho dos Consulados Honorários de grande qualidade institucional em muitos locais, mas também há outras regiões onde o trabalho necessita de ser estimulado e motivado» diz José Luís Carneiro. «Vamos tentar que os Consulados Honorários tenham também responsabilidades ao nível da internacionalização da economia portuguesa e da atração de investimento direto do estrangeiro, vamos ainda tentar que eles se envolvam ativamente na internacionalização do ensino superior e da investigação científica portuguesa e na internacionalização da cultura portuguesa».