LusoJornal | Jorge Campos

Grande Lyon: Ste Consorce acolheu jantar da associação ACRJPLO

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No sábado passado, dia 10 de dezembro, a associação ACRJPLO organizou o seu jantar anual, mas já com um “cheirinho” a Natal e a fim de ano. A sala de festas de Ste. Consorce, na região de Lyon, acolheu cerca de 180 convidados, entre eles sócios e simpatizantes. O evento teve início às 19h30 e findou já noite dentro, às 2h00 da madrugada de domingo.

“Este jantar com música é o primeiro que nos é possível fazer sem problemas desde 2020, início das restrições sanitárias por causa da Covid-19 e do respetivo confinamento” disse o Presidente Luís Almeida.

No decorrer deste serão de festa animado pelo Dj David CocoNut’s, houve ainda a salientar a presença do cantor de música popular portuguesa Fernando Calheiros, que interpretou algumas canções do seu repertório, e pelas quais foi muito aplaudido.

Estava também prevista uma Rifa com quatro prémios. Um deles tratava-se de um Cabaz de Natal oferecido pela empresa Hypertugal, que continha o essencial para um jantar de Natal tradicional à portuguesa para seis pessoas. Foi também patrocinadora deste evento a companhia de seguros Império Assurances, recentemente implantada na região do grande Lyon e representada por Carlos Araújo.

Estiveram ainda presentes vários membros do Conselho municipal de Sainte Consorce. Aliás, o Presidente do Comité de Geminação de Ste. Consorce com Fornos de Algodres, Pascal Didelet, anunciou algumas atividades desta associação para o início do ano 2023. Duas delegações deslocam-se até Portugal. “Em fevreiro, haverá um grupo de 15 jovens que moram em Ste. Consorce, acompanhados dos pais, que vão a Portugal no quadro de um passeio cultural, com os jovens de Fornos de Algodres. E em março, haverá uma outra delegação convidada para participar na Quinzena do Queijo da Serra que se realizara em Fornos de Algodres” disse Pascal Didelet ao LusoJornal.

“Estou muito contente, pois moro aqui na região oeste de Lyon só há dois anos, e desconhecia a existência desta associação” disse ao LusoJornal Maria Santos. “Hoje mesmo começo a fazer parte das listas de sócios, pois a maneira de aqui se conviver agradou-me muito. Muito respeito, ambiente educado, e uma linguagem que me convém, e isto bem português”.

O Pai Natal também marcou presença nesta noite e presenteou os filhos dos sócios presentes com pequenas recordações. Depois, todos queriam tirar a tradicional fotografia com o Pai Natal.

A associação cresceu neste dia com mais 20 famílias que se juntam às 80 já existentes.

Os projetos da ACRJPLO para os três próximos meses começam a estar definidos. Por volta do dia 15 de janeiro, vai organizar um encontro com todos os sócios, para se festejar os Reis com as habituais iguarias francesas e portuguesas desta época que é a Epifania. Para o mês de março, está previsto um Baile de Carnaval com um jantar, onde os participantes estão convidados a se apresentarem disfarçados, já que será proposto um ambiente de Carnaval português e brasileiro.

A nova Direção da ACRJPLO, que foi recentemente eleita por dois anos, precisamente a 14 de outubro, é constituída pelo Presidente Luís de Almeida, o Vice-Presidente Serafim Pacheco, a Tesoureira Karina Batista, a Secretária Clarisse Campos, e os membros do Conselho de administração: Domingos, João, Videira, Maria, Brizida, Jorge (Chico) e Franck.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]