LusoJornal | Mário Cantarinha

Greve nos Consulados: Paulo Cafôfo diz que negociação está em curso mas necessita de tempo

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Sindicato dos trabalhadores consulares e das missões diplomáticas no estrangeiro (STCDE) convocou uma greve de 13 dias em abril, acusando o Governo de não continuar as negociações sobre a revisão da tabela salarial.

Mas nem o pré-aviso de greve mudou a disponibilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros para negociar com o Sindicato.

Paulo Cafôfo garante que o Governo continua empenhado na revisão das tabelas salariais dos funcionários consulares mas diz que é necessário dar tempo a essas negociações.

“Nós abrimos um processo negocial, apresentámos uma primeira proposta neste processo, que está em negociação e articulação entre as áreas do Governo, não há aqui uma proposta do MNE, há uma proposta do Governo. Esse trabalho tem sido contínuo, sistemático e vai continuar para podermos, também nós, continuarmos as negociações com o Sindicato” disse o Secretário de Estado em declarações à RDP internacional. “Portanto esta manifestação de boa vontade e de diálogo é para continuar com trabalho feito, com resultados já tidos em outras matérias negociais e esta também é uma matéria que é fundamental. Nunca tal se tinha feito, de iniciarmos uma negociação e obviamente chegaremos a bom porto. Estamos é numa fase que todos nós desejamos célere, mas temos de compreender que tem de haver aqui uma articulação com as finanças e com a administração pública”.

Interrogado pela jornalista Paula Machado se acha que as negociações vão poder retomar antes do início da greve, Paulo Cafôdo afirma ser uma pessoa otimista. “Mais do que ser uma pessoa otimista, sou uma pessoa de trabalho e eu acredito que o trabalho dará resultado até porque nós aqui sempre reconhecemos que é necessária a atualização das tabelas salariais por uma questão de justiça e de merecimento por parte destes nossos trabalhadores. Não há aí qualquer dúvida, o empenho continua a ser o mesmo e é nesse trabalho que estamos focados”.

Paulo Cafôfo aproveita para listar alguns assuntos que já foram tema de diálogo com o Sindicato e que já foram resolvidos. “A questão das Portarias da correção cambial de 2022, mas também a Portaria do Brasil, que veio repor uma injustiça de uma década e veio aumentar os salários dos nossos funcionários no Brasil em quase 50% e com retroativos desde janeiro de 2022, mas também as mobilidades inter-carreiras e nós em 2022 subimos na carreira 40 dos nossos funcionários” disse à RDP internacional. “E não esqueço também o novo mecanismo de correção cambial que está neste momento em processo legislativo e que aguardamos a qualquer momento que possa ter um desfecho, visto que já foi efetuada esta negociação e este diálogo com o Sindicato. Isto são exemplos de aspetos que foram conseguidos num trabalho que está a ser realizado e é para continuar”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]