Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Grupo folclórico da Suíça convidado para o Jantar dos sócios da Associação Portuguesa de Brignais

Associações

 

No sábado passado, dia 6 de novembro, a Direção da Associação Portuguesa de Brignais (69), nos arredores de Lyon, organizou o seu jantar anual, com associados e amigos da coletividade, na sala polivalente de Pierre Mansieux, onde o ambiente foi de festa e de amizade partilhada.

O evento foi animado pelo Grupo de folclore “Províncias de Portugal” de Fully, que veio da Suíça, mais precisamente de Martigny, no Canton do Valley. “Eles não puderam estar presentes no nosso Festival de folclore, no verão passado, e agora fizeram a viagem para se juntarem aos nossos sócios e amigos para este jantar, onde eles puderam apresentar as suas danças e cantares” disse ao LusoJornal, o Tesoureiro da associação, Manuel Ferreira.

Cerca de duzentos convivas puderam degustar uma “Paella Gigante” confecionada por Horácio que, gustativamente e também na apresentação, foi muito apreciada. No final da representação do Grupo de Fully o Dj Filipe animou o resto do serão com cantares tradicionais e populares.

O Grupo de folclore de Fully existe desde 2017. “Reunimos pessoas de muitas regiões de Portugal e foi por isso que lhe demos o nome de ‘Províncias de Portugal’” conta o Responsável do Grupo, Evaristo Pereira. Por coincidência “Províncias de Portugal” é também o nome do Grupo folclórico português de Brignais.

“Na região do Valley residem muitos Portugueses e as atividades associativas portuguesas também existem, mas com certas dificuldades, pois no que diz respeito à cultura social, na Suíça as associações não têm muito lugar e importância. Nós vamos vivendo a nossa paixão, que é o folclore português, e salvaguardando a nossa cultura popular. Temos um local para os ensaios, mas todo o nosso espólio é propriedade de cada um dos membros, refiro-me aos trajes e aos instrumentos musicais” explicou Luís de Jesus, outro Responsável do grupo.

O Grupo de folclore de Fully conta com cerca de 50 membros, entre dançarinos e tocata, e ultimamente tem uma secção infantil, com 10 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, que participam assiduamente nos ensaios e que já têm o seu espaço nas apresentações do grupo em público.

“Durante o ano somos convidados para participar em muitos eventos, mesmo aqueles organizados pelas sociedades Suíças e até mesmo noutros países da Europa, como no Luxemburgo, na Alemanha e hoje em França” disse ao LusoJornal, visivelmente feliz, um casal de dançarinos.

As próximas atividades da Associação Portuguesa de Brignais são a Festa do S. Martinho, no próximo fim de semana, com as tradicionais castanhas assadas e, mais tarde, a Passagem de Ano, já com inscrições abertas, com capacidade para 80 convivas, segundo nos informou a Presidente Sílvia Teixeira.

Para além de Sílvia Teixeira, a Direção da associação integra também o Vice-Presidente Pedro Rocha, o Tesoureiro Manuel Ferreira, o Secretário António Moreira e o Vice-Secretário Filipe Teixeira.

A sede da associação está aberta aos sócios todos os fins de semana, ao sábado das 9h00 à meia-noite e ao domingo, das 9h00 às 21h00.

 

Donativos LusoJornal
X