Há cursos de português em 11 escolas no departamento do Nord


A partir deste mês de março, os Diretores das escolas primárias francesas vão distribuir o formulário para inscrição nos cursos de língua estrangeira, no dispositivo EILE (Ensino internacional de línguas estrangeiras) e o português é uma das línguas que constam do formulário.

No departamento do Nord (59), desde o ano letivo de 2022/23, há aulas de português no ensino primário, do CE1 ao CM2, com a professora Isabel Zacarias, docente do Instituto Camões.

Isabel Zacarias leciona nas escolas Sand-Daudet (Loos), Jean Jaurès (Hellemmes), Diderot (Lille), Charles Peguy (Marcq-en-Bareuol), Brossolette (Ronchin), Legouvé (Roubaix), Mermoz (Lesquin), Jean Macé, Jean Jaurès, Lavoisier e Pasteur (Tourcoing).

Estes cursos EILE funcionam em horário pós-letivo às segundas, terças, quintas e sextas ao fim do dia, às quartas-feiras e aos sábados nas respetivas escolas. São cursos abertos a todas os alunos deste nível de ensino independentemente da nacionalidade ou origem, desde que não ultrapasse o limite dos lugares disponíveis.

Segundo a Coordenação do ensino de português junto da Embaixada de Portugal em França, os cursos propostos têm a duração de 1h30 por semana e podem agrupar alunos de várias escolas. Assim, o curso poderá ter lugar numa escola diferente da escola de origem do aluno.

As inscrições nestes cursos são realizadas pelos Diretores de cada escola, por se tratar de um dispositivo da responsabilidade pelo Ministério da Educação francesa, através de um protocolo assinado entre França e Portugal.

Os pais que não receberem os formulários ou que desejem informações complementares, devem contactar a Inspeção da Educação Nacional (IEN) à qual pertence a escola do seu educando ou a Coordenação do Ensino Português em França (cepe.franca@camoes.mne.pt).