Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A filarmónica Harmonie des Mineurs, da localidade de Roche La Molière, em França, juntou-se à Banda Filarmónica de São Brás de Alportel para participar na Procissão de Aleluia, no dia 01 de abril.

A Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrazense (ACREMS) referiu que 29 músicos daquela filarmónica francesa, com 160 anos anos de existência, tocaram «numa grande banda conjunta de cerca de 60 músicos», na procissão de Domingo de Páscoa, integrada na Festa das Tochas Floridas.

A colaboração, que faz com que aquela banda filarmónica, que habitualmente não realiza procissões, saia pela primeira vez de França, surgiu no âmbito de um intercâmbio musical e da geminação entre os municípios de São Brás de Alportel e Roche La Molière.

O intercâmbio musical decorreu entre os dias 29 de março e 02 de abril, no seguimento da colaboração cultural com o Centre Musical Municipal de Roche La Molière, iniciada em 2015, aquando da geminação entre os municípios português e francês, oficializada em 2017. «Esta proposta de intercâmbio musical resultou das vontades de Miguel Dias, um são-brasense que reside e trabalha em Roche La Molière, e Hervé Freycenon, Diretor do Centre Musical, que visitaram São Brás de Alportel para lançar o desafio e a Filarmónica de São Brás aceitou-o, tal como os municípios em causa, tendo-se geminado mais tarde», referem.

Após várias iniciativas e visitas de músicos e dirigentes à vila francesa e São Brás de Alportel, «chegou o momento de reunir o maior número de músicos portugueses e franceses, desde o início do intercâmbio».

Além, de terem participado na Procissão de Aleluia, no Domingo de Páscoa, os músicos da Harmonie realizaram um pequeno concerto com um programa de música francesa, durante a tarde do mesmo dia.

Para lá da componente musical do programa da visita constou ainda uma receção oficial nos Paços do Concelho e visitas culturais e gastronómicas por São Brás de Alportel. A iniciativa foi apoiada pelo Município de São Brás de Alportel, que foi também parceiro na organização, em conjunto com a Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrazense, associação na qual se integra a Banda Filarmónica de São Brás.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
4.9
X