Havemos de ir a Viana

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se na cidade de Viana do Castelo, entre os dias 14 e 22 de agosto. É a maior romaria de Portugal e recebeu em 2013 a Declaração de Interesse Público para o Turismo.

O Desfile da Mordomia é um dos mais emblemáticos momentos da Romaria da Agonia, e terá lugar na quinta-feira, dia 17 de agosto. Vai contar este ano com mais de 900 mulheres de sete países diferentes, trajadas e ouradas, a desfilar pelas ruas de Viana. Este é o maior número de sempre de Mordomas na história das festas.

Esta é a história viva dos trajes, desde as lavradeiras às varinas, mordomas e noiva, usados pelas raparigas e senhoras de Viana do Castelo. Uma tradição cada vez mais enraizada entre as mulheres que junta várias gerações para mostrar o esplendor e a riqueza dos trajes e do ouro do concelho de Viana do Castelo.

A Festa do Traje é uma homenagem à etnografia e ao folclore do Alto Minho em que os curiosos da tradição são desafiados a perceberem a origem e história dos usos e costumes locais. Encontramos figuras caricatas, Gigantones e Cabeçudos, que nos fazem sentir a folia da festa sem esquecer a Procissão ao Mar, aliás, a primeira teve lugar no dia 20 de agosto de 1968 em honra da Senhora da Agonia, uma devoção antiga dos pescadores à sua padroeira, a quem pedem proteção nas horas de maior aflição e que, neste dia, agradecem e cumprem as suas promessas.

É de salientar ainda que os magníficos tapetes de sal, nomeadamente de Viana do Castelo, foram representados nas Jornadas Mundiais da Juventude com um lindíssimo tapete de sal, inspirado no bordado de Viana, com 26 metros de comprimento, desenhado com uma tonelada e meia de sal, também tingido com as cores vermelha e azul.

As mulheres de Viana, ao longo dos anos, embelezaram as suas toalhas e outros panos usados em momentos festivos com bordados de grande beleza. A inspiração destes bordados vem dos elementos naturais, com diversas flores estilizadas e elementos vegetais, como são as silvas e as hastes.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo certificou a marca “Bordado de Viana do Castelo”, indiscutivelmente uma arte única que ainda é preservada com a dedicação das bordadeiras locais.

Nas fotos podemos ver Patrícia Gonçalves, originária de Viana do Castelo, e Mordoma com o seu tradicional traje preto.

No Alto Minho, as Mordomas são as raparigas encarregadas de recolher fundos para a realização da romaria ao santo padroeiro da sua freguesia. Os trajes das Mordomas, geralmente pretos ou azuis-escuros, serviria mais tarde, como indumentária da noiva e ainda para com eles serem enterradas.

Patrícia Gonçalves transporta na mão a vela votiva, agora trocada pelo ramo de noiva, com um lenço bordado minhoto de linho, um lenço de Amor bordado com motivos florais vegetalistas e quadras ou frases amorosas, a ponto cruz, ponto cheio, cordão, pé-de-flor…

“A minha terra, Viana do Castelo, conhecida como a terra mais bonita do mundo e onde celebramos todos os anos a maior Romaria de Portugal da Nossa Senhora da Agonia. Uma tradição de devoção, paixão, orgulho, fé, vaidade e chieira. Foi na minha terra e através dela que criei as minhas raízes. Aqui germinaram as minhas sementes e florirão sempre os meus frutos” explicou ao LusoJornal Patrícia Gonçalves. “Falar da Romaria da Agonia é falar de uma festa que é de todos, dizemos muitas vezes que é tão tua como minha. É também falar em Mordomas e ouro. Sou também Mordoma sempre que posso e adoro participar no tradicional Desfile da Mordomia que todos os anos junta centenas de mulheres orgulhosas com o traje que envergam e o ouro que lhes cobre o peito. Participar para mim é amor, fé, orgulho e chieira. Quem ama vem, quem gosta fica. Viana fica sempre no coração”.

Este período será também a oportunidade em contemplar e descobrir a exposição da artista portuguesa radicada na região de Paris, Nathalie Afonso, entre os dias 12 e 25 de agosto, prestando homenagem a todas as mulheres de Viana, mas também iranianas, sem esquecer evidentemente Amália Rodrigues, através da sua Arte que emociona o coração.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]