Historiadora Cristina Clímaco evoca a participação dos estrangeiros na Resistência francesa


Neste programa “Conversas Soltas”, António Marrucho entrevista a historiadora Cristina Clímaco, professora universitária, autora de numerosos trabalhos relacionados com a Resistência e com a participação de Portugueses na Resistência Francesa e nos Trabalhos Forçados durante o III Reich.

Nesta entrevista, e por ocasião da entrada no Panteão francês do casal de Resistentes Missak e Mélinée Manoukian, Cristina Clímaco evoca a homenagem que vai ser feita aos estrangeiros que participaram na Resistência durante a II Guerra mundial e em particular aos que libertaram Paris.

Com efeito, na próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, um grupo de associações, à frente das quais está o Comité Aristides de Sousa Mendes de Bordeaux – e em particular Manuel Dias – vão evocar de uma maneira geral, a participação dos estrangeiros na II Guerra mundial e na Resistência. Um assunto tão pouco conhecido em França.

No Panthéon francês estão sepultadas 81 personalidades – 75 homens e 6 mulheres. A última personalidade a entrar foi Josephine Baker em 2022. Das 81 personalidades, 6 são estrangeiros (4 italianos, 1 holandês e 2 suíços).