Homenagem à Virgem de Fátima na Basílica de Fourvières em Lyon

A Pastoral portuguesa e a associação ACOFF da Diocese de Lyon, organizaram a homenagem anual a Virgem Maria com o nome Fátima.

No sábado, dia 10 de maio, pelo fim da tarde, teve início a procissão das velas que reuniu cerca de 500 devotos partindo da Catedral de St Jean, no 5° bairro. Nestes dois dias tiveram a presença do Padre Frei José Luís de Almeida vindo especialmente de Genebra, onde reside e onde também acompanha a Comunidade portuguesa que ali reside.

“Fiquei muito feliz pelo convite porque residi nesta cidade cerca de 8 anos e aqui fiz muitos amigos na Comunidade portuguesa, assim como na Comunidade francesa. Então, acompanhar a Comunidade nesta devoção à Virgem de Fátima foi uma grande alegria e também de ver o testemunho aqui vivido”, disse o Padre José Luís de Almeida ao LusoJornal.

A procissão percorreu as ruas do bairro e os Jardins do Rosário, mas desta vez acompanhada por um numeroso dispositivo policial da brigada ‘Vigile Pirate’ de carro e a pé. Este dispositivo foi de novo ativado durante o dia de domingo, dia 11, e nos mesmos moldes de presença. A associação também respondeu às exigências da Préfecture disponibilizando elementos da associação com coletes amarelos durante as quatro horas das manifestações, missa e procissão.

“Sabemos que a Comunidade portuguesa é uma Comunidade pacífica e respeitadora, mas hoje o contexto não é de confiança, então estamos qui para que tudo se passe da melhor maneira, visto o que ultimamente se tem passado em França” disse com ar grave o Comandante da BAC, Olivier Garcia.

No domingo, dia 11 de maio, a celebração da Eucaristia teve início às 14h00 e com várias delegações vindas das cidades onde a Comunidade também venera a Virgem de Fátima, como Brignais, Montluel ou Neuville e também há a salientar a Comunidade Caboverdiana muito devota a Virgem Maria.

O padre Matteo Logioco, Capelão da Pastoral, presidiu as celebrações deste domingo onde também o padre José Luís de Almeida participou com a homilia e a animação do terço. Neste dia podemos calcular perto de 1.200 peregrinos presentes na Basílica de Fourvière e participando na procissão pelas ruas adjacentes da Basílica.

Ainda no decorrer das cerimónias religiosas, o Padre Matteo fez as orações de consagração dos meninos da Catequese e dos jovens adultos que preparam a confirmação a serem realizadas no dia 7 de junho na Catedral de S. João. Será mais um dia de testemunho e de festa para a Comunidade portuguesa assim como o dia das primeiras comunhões, que vão ter lugar no domingo dia 1 de junho, na Paróquia de S. Bruno.

“Agradecemos a todos os que ajudaram para que tudo se tivesse passado pelo melhor e num clima de segurança e de paz. E também a presença muito além das nossas expectativas da Comunidade portuguesa pois cerca de dois mil Peregrinos estiveram presentes nestes dois dias em Fourvière para venerarem a Virgem de Fátima” disse ao LusoJornal Aníbal Machado, um dos responsáveis da Pastoral.

Estiveram também presentes o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro e os Conselheiros da Comunidade Emília Macedo Campos e Jorge Campos.

O próximo encontro com a Virgem Maria em comunidade será nos dias 12 de outubro, com missa solene, a partir das 14h30, na Basílica de Fourvière.