Homenagem aos emigrantes no Teatro Cinema de Fafe

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

No âmbito da Festa do Emigrante, o Município de Fafe organizou, na terça-feira, dia 9 de agosto, um evento que consistou numa exposição de trabalhos do mestre-pintor Orlando Pompeu e a apresentação de um livro dedicado às Comunidades portuguesas pelo historiador Daniel Bastos.

A sessão, que encheu o Salão Nobre do Teatro Cinema de Fafe com inúmeros emigrantes oriundos de França, Brasil e Canadá, contou também com a presença do Presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa, da Vereadora da Cultura, Paula Nogueira, da Vereadora da Ação Social, Palmira Dia e da Deputada lusodescendente eleita pelo círculo eleitoral da Europa, Nathalie de Oliveira.

Primeiro foi inaugurada uma exposição composta pelos desenhos concebidos propositadamente, por um dos mais consagrados artistas plásticos portugueses da atualidade, para ilustrarem a obra “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”.

No decurso da sessão, foi apresentado aos presentes o mais recente livro de Daniel Bastos, cujo percurso tem sido alicerçado no seio da Diáspora, e que procura através das crónicas, que escreve regularmente na imprensa de língua portuguesa no mundo, dignificar, reconhecer e valorizar as sucessivas gerações de compatriotas que saíram de Portugal.

Referira-se, que sendo ambos naturais do concelho de Fafe, o mestre-pintor Orlando Pompeu é detentor de uma carreira de quase quarenta anos, e a sua obra consta de variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Croácia, Austrália, Brasil, México, Dubai, Canadá, Itália, EUA e Japão. O historiador Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]