Homenagem religiosa a Nossa Senhora de Fátima em Vaulx-en-Velin

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

No domingo passado, dia 21 de maio, a comunidade católica portuguesa residente em Vaulx-en-Velin (69), junto a Lyon, organizou uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima na Paróquia de Ste Josephine de Bakhita, mais propriamente na igreja de St Joseph.

O responsável desta Paróquia, Padre Dieudonné Baloitcha, aceitou a proposta da comunidade católica portuguesa para esta organização de homenagem Mariana, com missa e procissão, que decorreu nas ruas adjacentes da igreja.

“Estou muito contente, pois a Comunidade portuguesa é muito assídua à celebração da Eucaristia, especialmente aquela que é organizada para a Comunidade, nos terceiros domingos do mês onde um grupo coral da Comunidade anima a celebração” explica o Padre Dieudonné. “Algumas famílias propuseram-me de fazermos esta homenagem a Nossa Senhora de Fátima e eu aceitei. Hoje teve lugar a terceira edição consecutiva deste evento. A missa foi em francês, mas foi animada pelo grupo coral português com cânticos religiosos portugueses, dirigida pelo casal Filipe e Cristina”.

A organização deste dia teve início com a celebração Eucarística às 14h30, seguida da procissão que reuniu cerca de duas centenas de devotos das duas Comunidades, francesa e portuguesa, e no final, no parque da igreja, houve a partilha de uma merenda com a Comunidade paroquial francesa e todos os participantes.

“Este ano não tivemos a possibilidade de ter a presença do nosso grupo de folclore, nem da fanfarra, mas havia mais gente do que no ano passado” confirmou ao LusoJornal Maria Marins, uma das responsáveis por esta homenagem Mariana.

Na região de Lyon, a Comunidade portuguesa festeja Fátima durante o mês de maio, tendo o seu início em Brignais, Belleville e Fourvière, e agora em Vaulx-en-Velin e no dia 28 de maio em Montluel (01). No mês de outubro, as celebrações na  Croix Rousse, Neuville, e Feyzin e assim homenagearem a Virgem de Fatima.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]