ILCP de Lyon organizou mais uma edição de “Ler consigo… Consigo ler”

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

O Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP) organizou no sábado passado, dia 2 de abril, encontros entre os alunos daquela instituição e convidados que apresentaram o seu testemunho sobre a leitura de obras literárias e os seus benefícios.

Três convidados estiveram em destaque nesta ação: o empresário Gil Martins, o colaborador do LusoJornal Jorge Campos, reformado, e o Cônsul Geral de Portugal em Lyon André Cordeiro.

“Esta iniciativa deve-se ao falecido Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, que pedia, deste modo, a divulgação da nossa cultura literária portuguesa através do mundo e principalmente nos locais escolares” disse na sua apresentação o Cônsul Geral André Cordeiro.

Foi no decorrer das aulas, durante toda a manhã de sábado, que foram feitas as intervenções dos convidados, em vários níveis escolares, desde as aulas da primária, até ao 8° ano e nas turmas de adultos.

“Gostei muito de ouvir o Cônsul de Portugal. Não compreendi tudo na íntegra, pois o meu nível de português ainda é muito baixo, mas gostei e certamente que vou dedicar-me, no futuro, à leitura de livros editados em português e de autores portugueses” disse Anne Marie, aluna de iniciação de português, numa das turmas de adultos.

Na sua intervenção, Jorge Campos apresentou o seu testemunho, o percurso de emigrante no ano de 1971, quando acompanhava os pais, também ele emigrantes desde 1964, até Lyon.

“Fiz a leitura de um texto onde precisamente descrevia uma passagem da fronteira ‘a salto’, com a ajuda dos famosos ‘Passadores’. O meu auditório apreciou, pois estas situações passam, pouco a pouco, ao esquecimento. Mas penso que seria bom sempre relembrar esta epopeia da emigração portuguesa nos anos 60 e 70” explicou Jorge Campos ao LusoJornal.

O ILCP conta atualmente com uma equipa de quatro professores: Rosa Maria Queirós Fréjaville, que coordena, Helenilda Silva Rochedix, José Manuel da Silva Ferreira Marques e José Manuel de Oliveira Gonçalves.

A próxima atividade cultural agendada pelo ILCP terá lugar já neste sábado, dia 9 de abril, pelas 19h00, na sala de conferências do instituto, com a 10ª edição da sua habitual “Noite de Fado – Moments Iberiques”. Este ano os convidados são Manuel Mendes e o guitarrista Augusto Araújo, de Saint Etienne.

 

ILCP

51 rue de St. Cyr

69009 Lyon

Infos: 04.78.93.38.88

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]