Associação dos Industriais do Granito

Industriais do granito de Vila Pouca de Aguiar apostam em França

A Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), sediada em Vila Pouca de Aguiar, está a apostar na promoção e divulgação nacional e internacional deste setor que representa 731 empregos no distrito de Vila Real. Em Vila Pouca de Aguiar decorre até segunda-feira a Expogranito. Recorde-se que os principais compradores são provenientes da França.

Depois de uns anos negros, verificados principalmente entre 2009 e 2012, as exportações de granito têm registado crescimentos.

Mauro Gonçalves, presidente da AIGRA, afirmou à agência Lusa que, no primeiro trimestre deste ano, as exportações “do setor da rocha ornamental registaram um crescimento de 16% relativamente ao período homólogo de 2018”.

Os principais compradores são a França, onde decorrem atualmente muitas obras de regeneração urbana, ainda a China, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Segundo Mauro Gonçalves, o volume de negócios decorrente da exportação de rochas ornamentais ronda “os 500 milhões de euros a nível nacional”, enquanto no distrito de Vila Real é de “cerca de 15 milhões de euros”.

De acordo com o responsável, a nível distrital há 731 pessoas a trabalhar no setor, dispersas por 61 pedreiras “devidamente licenciadas”, as quais estão “enquadradas numa área cativa de cerca de 26 quilómetros quadrados”.

“Vila Pouca de Aguiar é um fornecedor de granito a nível mundial, sendo que a matéria-prima mais exportada é o granito de Pedras Salgadas e o amarelo real”, referiu Mauro Gonçalves.

E é, precisamente, para divulgar e promover o granito, que a AIGRA, em colaboração com a Câmara de Vila Pouca de Aguiar, está a realizar a Expogranito, que conta com a participação de 10 expositores e tem como ponto alto o arrastão de uma pedra de 11 toneladas, que decorre no sábado.

Segundo a organização, este é um “regresso às origens para homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]