Na quinta-feira desta semana, dia 7 de setembro, a Embaixadora de França em Lisboa, Hélène Farnaud-Defromont, entregou as insígnias de Chevalier des Arts et des lettres a João Pinharanda, Director do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) em Lisboa.
João Pinharanda foi também Adido cultural na Embaixada de Portugal em França e Director do Instituto Camões em Paris entre 20216 e 2021.
“João Pinharanda, historiador de formação, tem trabalhado toda a sua vida para a promoção da arte contemporânea portuguesa, nomeadamente em França, através dos seus livros, artigos e exposições que concebeu e organizou, em Portugal e no mundo, e nos cargos que ocupou” diz uma nota da Embaixada francesa em Lisboa, onde teve lugar a cerimónia.
A Embaixadora francesa lembrou que João Pinharanda é um dos arquitetos da Temporada Cruzada França-Portugal de 2022, sendo o primeiro Comissário português da mesma juntamente com a Comissária francesa Victoire Bidegain di Rosa. “A sua erudição aliada ao seu profundo conhecimento das instituições e dos artistas, fazem dele um ator importante nas relações culturais franco-portuguesas”.