Investidores da diáspora reúnem-se nos Açores para potenciar negócios

Cerca de uma centena de investidores da diáspora participam entre amanhã, quinta-feira, e domingo, na ilha Terceira, num encontro que pretende divulgar os mecanismos de incentivos e financiamentos para captar negócios para os Açores.

O Encontro de Investidores da Diáspora, que decorrerá no auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, é organizado pelo Governo dos Açores e pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em parceria com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e o município.

«O I Encontro Intercalar tem por objetivo divulgar os mecanismos e programas de apoio, bem como regimes de inventivos e financiamentos para os investidores da diáspora», segundo uma nota do executivo açoriano enviada à Lusa, indicando a presença de investidores dos Estados Unidos, do Canadá e de França.

A ideia «é também proporcionar, ao mesmo tempo, uma plataforma privilegiada para o diálogo e a partilha de experiências e boas praticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os negócios destes investidores», acrescenta a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, que organiza a iniciativa através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID).

Segundo o Gabinete do Secretário regional adjunto da presidência para as Relações Externas, «estima-se em cerca de uma centena» o número de participantes no encontro, que visa ainda estabelecer uma rede de contactos importante para potenciais negócios.

Na iniciativa serão abordadas as grandes áreas estratégicas da economia da região, nomeadamente o mar, a ciência, a tecnologia, a energia, o ambiente e o turismo, além da agricultura e das florestas, e decorrerão visitas a diversos projetos e locais da Terceira.

Além da participação dos Secretários regionais açorianos do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, e da Agricultura e Florestas, João Ponte, e da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, a iniciativa prevê a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do Ministro-Adjunto, Pedro Siza Vieira.

Haverá ainda um painel dedicado a oportunidades e medidas de apoio ao investimento, com a participação do administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) António Silva.

[pro_ad_display_adzone id=”906″]