Raízes

Jantar solidário da Academia do Bacalhau de Lyon juntou cerca de 450 convivas

Teve lugar na sexta-feira passada, dia 07 de fevereiro, mais um Jantar de Gala Solidária da Academia do Bacalhau de Lyon, no espaço 140, em Rillieux-la-Pape, nos arredores de Lyon, com cerca de 450 pessoas entre Comadres e Compadres.

Fundada em 23 de junho de 2006 e declarada oficialmente como associação na Prefeitura do Rhône em 29 de julho de 2015, esta Academia de tertúlias de amigos tem como objetivo “criar, incentivar e desenvolver laços de amizade, cooperação e fraternidade, independentemente do estatuto social e cultural de cada indivíduo”. E visa concretizar ações de solidariedade e de assistência moral e material a pessoas e instituições de beneficência mais carenciada.

Foi com base neste objetivo que a Academia regularizou este evento solidário que permite recolher donativos e redistribuí-los para outras instituições de caridade e, assim, trazer esperança àqueles que são mais necessitados.

Foi o caso do jantar desta sexta-feira, o valor recolhido reverte a favor da associação “Le petit monde”, que a Academia do Bacalhau de Lyon resolveu apoiar, juntamente com um importante apoio financeiro do Banque BCP e da Império Assurance, parceiros oficiais e participantes no evento.

A associação “Le petit monde” foi criada por pediatras de Lyon para melhorar a vida das crianças hospitalizadas, de modo a apoiar as famílias, enquanto as crianças estão hospitalizadas, ajudando-as a viver melhor com a doença. O objetivo fundamental e a curto prazo é a criação de uma Casa hospitalar no Hospital noroeste de Villefranche-sur-Saône, na região do Rhône, para alojar estas famílias enquanto as crianças estão em tratamento, podendo estas serem alojadas antes ou depois da hospitalização, facilitando as deslocações e a distância geográfica.

Luís Brito Câmara, Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, assim como os Diretores do Banque BCP, foram os convidados de honra do jantar e subiram ao palco juntamente com toda a Direção da Academia do Bacalhau de Lyon.

Foi projetado um vídeo alusivo à associação “Le petit monde” e o evento teve apresentação a cargo do Presidente Américo Jesus e do Vice-Presidente José Luís Proença.

Américo de Jesus é o Presidente da Academia do Bacalhau de Lyon mas também é empresário na área da construção, cuja empresa, Ajebat, também foi um dos patrocinadores do jantar.

Como habitualmente, no evento foi cantado o Hino da Academia pelos Compadres e Comadres, com música e letra de Michel Costa, um artista da região, seguindo-se um momento do brinde tradicional à moda da Academia do Bacalhau o chamado “Gavião de Penacho”, sinónimo de alegria e boa disposição.

Michel Costa, músico e produtor conhecido da região de Lyon cantou durante o jantar e coanimou a noite: um momento de espetáculo de equilíbrio aéreo protagonizado por Maude, uma jovem artista, seguindo-se o fado com Cláudia Madeira e Jorge César, vindos propositadamente de Portugal, e um momento de dança com Sandra Carvalho, no final, foi presenteado aos convivas um brilhante espetáculo com Zé Praia.

O objetivo inicial era de recolher 5.000 euros, mas o valor final será superior a 7.000 euros. “Comunicaremos em breve sobre a soma atribuída a esta associação” garante ao LusoJornal José Braz, Tesoureiro da Academia do Bacalhau de Lyon.

Sendo ele também um dos elementos da equipa do Banque BCP em Lyon, José Braz, explica que “foi uma enorme satisfação ser um dos parceiros oficiais desta noite solidária e que, como Tesoureiro da Academia, é também uma grande alegria ver o sucesso desta gala. Recebemos o apoio de 22 empresas parceiras e um total de 450 pessoas presentes no jantar. Estamos de Parabéns”.

A Direção da Academia do Bacalhau de Lyon agradeceu a todas as empresas que contribuíram para a realização deste evento a favor da associação “Le petit monde”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]