LusoJornal / Carlos Pereira

Jean-Luc Moudenc e José Luís Carneiro na Feira Lusitana de Toulouse

No fim de semana passado, o Parc des Gironis, em Toulouse, acolheu a 4ª edição da Foire Lusitanienne de Gastronomie et d’Artisanat, um evento com entrada gratuita, que juntou stands de empresas portuguesas e francesas, espaços de restauração, ateliers culturais e animação musical.

Logo na sexta-feira, depois da instalação dos stands e da inauguração oficial, muitos forasteiros marcaram presença para jantar no recinto da Feira, para assistir à atuação do grupo folclórico Vila Rosa e para ver a atuação do artista português Jorge Guerreiro.

Desde a primeira edição, em 2016, foi criada uma associação organizadora da feira – a Comission organisatrice de la Foire lusitanienne de gastronomie et d’artisanat de Toulouse -, criada por elementos de três associações portuguesas do bairro de La Fourguette: Associação Nossa Senhora de Fátima, Associação La Cabane e Grupo folclórico Vila Rosa.

“Isto foi uma ideia minha, mas eu sabia que eu sozinho, com a minha associação, não conseguiria levar este projeto para a frente. Pensei então em reunirmos as três associações aqui deste bairro e decidimos fazer este projeto juntos” disse ao LusoJornal o Presidente José Rodrigues. “Como está a correr bem, este é o segundo ano que estamos aqui neste parque que oferece efetivamente boas condições”.

Romuald Pagnucco, o Maire do Quartier de La Fourguette associou-se à inauguração da Feira, na companhia do Vice-Cônsul de Portugal Miguel da Costa, do Deputado Carlos Gonçalves e do Conselheiro das Comunidades eleito em Toulouse, António Capela.

Mais tarde, foi a vez do Maire de Toulouse, Jean-Luc Moudenc, ter visitado a Feira. “Os Portugueses são muito bem vistos em Toulouse, sentem-se aqui como em casa e nós gostamos muito dos Portugueses” disse no seu discurso o Maire de Toulouse. “E conseguem ao mesmo tempo que estão bem integrados em França, manter fortes ligações com o seu país, e isso só os pode enriquecer”.

Já no sábado, com um lindo dia de sol, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou a Feira e deu a volta pelas dezenas de stands. Havia fumeiro, queijos, doçaria e padaria tradicional, vinhos, mas também alumínios, materiais de construção, instituições bancárias, bijutaria, cortiça, imobiliárias… e ainda alguns restaurantes locais.

“Há muito que eu tinha tido o convite para vir a Toulouse, mas ainda não tinha tido esta ocasião. É importante estar presente junto dos Portugueses por ocasião do 10 de Junho. Comemoramos os nossos melhores símbolos, as Comunidades, a língua portuguesa, a cultura e a herança histórica de Portugal” disse ao LusoJornal José Luís Carneiro. “E naturalmente que temos aproveitado para explicar como temos articulado a relação de Portugal com os Portugueses residentes no estrangeiro”.

Numa tenda no recinto da Feira, José Luís Carneiro fez um balanço dos quatro anos de políticas para as Comunidades. A ouvi-lo estavam também, por exemplo, a Cônsul Honorária de Portugal em Pau, o empresário Mário da Ponte, o notário Nuno Monteiro, recentemente instalado em Toulouse e alguns dirigentes associativos.

Permanências consulares mensais em Perpignan

Na sua intervenção José Luís Carneiro anunciou que as Permanências consulares em Perpignan passam a mensais. “Temos vindo a fazer um esforço para manter as Permanências consulares que, como sabe, não foi uma iniciativa deste Governo, mas queremos continuar a desenvolvê-las” disse o Secretário de Estado ao LusoJornal. “Os serviços desde Vice-Consulado em Toulouse foram agora reforçados com a vinda do senhor Vice-Cônsul, Dr. Miguel Costa, que criou condições para podermos passar a realizar mensalmente as Permanências consulares em Perpignan”.

Durante o sábado atuou um grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro, que se deslocou propositadamente de Portugal para este evento e foram realizados vários jogos tradicionais. Atuaram os cantadores ao desafio Henrique Lindoso e Cristiana Antunes e o agrupamento musical “Só Baile”, que se deslocou de Vila Real. No domingo à tarde subiu ao palco o cantor Zé Moreno.

Um atelier cultural com crianças marcou a temática do 10 de Junho e uma delegação de várias instituições de ensino superior explicou as possibilidades dos lusodescendentes ingressarem nas Universidades portuguesas, no quadro do contingente especial para lusodescendentes.

No domingo esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez João Manuel Esteves.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]