Sporting's player Jeremy Mathieu (R) in action against FC Porto player Moussa Marega (L) during their Portuguese Cup final soccer match between Sporting and FC Porto held at Jamor stadium in Oeiras, outskirts of Lisbon, Portugal, 25 May 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA Lusa/Rodrigo Antunes

Jérémy Mathieu e Romain Salin alcançaram 1ª Taça de Portugal com o Sporting

O Sporting conquistou a Taça de Portugal pela 17ª vez, ao vencer o FC Porto, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após o 2-2 registado no prolongamento, em final disputada no Estádio Nacional, em Oeiras. Os Franceses Jérémy Mathieu (na direita na foto) e Romain Salin alcançaram 1ª Taça de Portugal com o Sporting CP.

O brasileiro Soares adiantou os ‘dragões’, aos 40 minutos, mas o Sporting chegou ao empate aos 45, com um autogolo de Danilo, que desviou um remate de Bruno Fernandes para a própria baliza e fixou o resultado que prevaleceu até aos 90 minutos. No prolongamento, o holandês Bas Dost deu vantagem aos ‘leões’, aos 101 minutos, antes de o brasileiro Felipe repor a igualdade, aos 120+1, forçando o desempate por penáltis.

Nos remates da marca dos 11 metros, o Sporting desperdiçou apenas um, enquanto Pepe e Fernando Andrade falharam para os ‘dragões’, permitindo ao clube lisboeta juntar a Taça de Portugal à Taça da Liga conquista em janeiro, numa final em que também bateu o FC Porto no desempate por grandes penalidades.

De notar que Jérémy Mathieu foi titular, enquanto Romain Salin ficou no banco de suplentes. Os dois atletas franceses, que já venceram duas Taças da Liga com o clube de Lisboa, arrecadaram pela primeira vez a Taça de Portugal de futebol.

Finalista na temporada anterior, derrotado pelo Desportivo das Aves, o Sporting ergueu a Taça de Portugal pela 17.ª vez, primeira desde a época 2014/15, e isolou-se atrás do recordista de triunfos, o Benfica (26).

Jérémy Mathieu eleito homem do jogo

O defesa francês do Sporting CP, Jérémy Mathieu e o guarda-redes brasileiro Renan, ambos do Sporting, venceram os prémios de homem do jogo e ‘fair-play’, respetivamente, da final da Taça de Portugal em futebol, na qual os ‘leões’ venceram o FC Porto.

O central francês foi o eleito pelos jornalistas presentes na tribuna de imprensa do Estádio Nacional. Em declarações após o jogo, Mathieu agradeceu o galardão e lembrou o significado especial de vencer no Jamor um ano depois de uma derrota com o Desportivo das Aves, em plena ‘ressaca’ do ataque à Academia de Alcochete: “Obrigado a todos. Foi muito difícil para nós… Voltar aqui para ganhar esta Taça é incrível”.

O Sporting venceu a Taça de Portugal, depois de superar o FC Porto por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 no final dos 90 minutos e nova igualdade a dois no prolongamento.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]