Joana Abreu e a grande paixão pela música: veio estudar para Paris e procura mais alunos


Joana Abreu assume a música como a sua “grande paixão”, mesmo se é licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Vive atualmente “uma experiência muito enriquecedora” em Paris, para onde veio estudar, mas continua a dar aulas de música e a cantar.

“Os elogios e apoio da família e amigos, ajudaram a que crescesse em mim esta sensação de realização plena e profunda, de paz e de propósito cumprido cada vez que canto” explica ao LusoJornal. Começou pelo coro da igreja aos 10 anos, depois criou uma banda com mais dois amigos – os “Tr3moços” – e participou também em vários musicais.

Mesmo durante a licenciatura na Universidade Nova de Lisboa, nunca deixou a música, participando também em dois programas de televisão o “Idolos” e o “The Voice Portugal”.

Aos 22 anos foi convidada para dar aulas de música no Colégio da Boa Nova, no Estoril, onde lecionou durante 5 anos “sempre acompanhada deste grande sonho de ir estudar música para fora”.

Foi nessa altura que se candidatou à Berklee College of Music, em Boston. “É uma das escolas de música mais aclamadas do mundo inteiro. Apesar de ter sido aceite foi um sonho não concretizado devido aos elevados custos que implicava, no entanto, foi um desafio que me motivou muito e que na realidade me abriu as portas para chegar até aqui”.

Em França, para onde se mudou em setembro de 2021, estuda na Paris College of Music, uma Universidade precisamente com parceria estabelecida com a Berklee. “Tem sido uma experiência muito enriquecedora, quer a nível musical, quer a nível social, vivida nesta cidade linda que adoro” confessa ao LusoJornal.

As principais razões que a fizeram sair de Portugal e vir para Paris foram “a vontade de aprender noutro país e noutra língua – que adoro -; a vontade de estudar jazz em Paris e saber que há um mercado maior e mais diversificado em França, o que me pode trazer mais oportunidades de carreira”.

Nos primeiros tempos em Paris, trabalhou como “nounou” em casa de uma família com trigémeos. Em simultâneo estudava e dava aulas de música (canto e guitarra) a crianças.

Mas em junho do ano passado, decidiu largar esse trabalho para poder ter mais disponibilidade para dar aulas e dedicar mais tempo ao curso. “Adicionalmente estou a trabalhar numa série de projetos musicais que conto poder divulgar muito em breve”. Ficamos então a aguardar mais (boas) notícias.

.

“Quero dar mais aulas de música a particulares ou em escolas”

“Mas, se viver da música no nosso país de origem não é fácil, num país que não é o nosso o desafio é ainda maior” diz Joana Abreu que agora gostava de preencher a agenda com mais alunos, dando aulas de guitarra, canto e piano. E quem sabe, dar aulas numa Escola ou num Conservatório como fez em Portugal.

A sede de cantar é evidente. Jazz, Pop, Bossa Nova… “Cantar e tocar em casamentos, batizados, festas, hotéis, eventos corporativos, enfim, fazer o que já fazia em Portugal, dar a conhecer e pôr a render o meu talento”.

Mas para além da música, Joana Abreu sente também a necessidade de contactar mais com a Comunidade portuguesa radicada neste país que agora também é o seu, e com ela “partilhar este meu sonho”.