João Gomes Cravinho junta diplomatas em Lisboa para “perspetivar a política externa” portuguesa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros organiza esta quarta e quinta-feira, em Lisboa, o habitual Seminário Diplomático. Durante dois dias, o Ministro João Gomes Cravinho junta todos os Embaixadores e Chefes das Missões diplomáticas portugueses, para “perspetivar a política externa para o ano que agora começa e partilhar experiências, atentas as realidades diversas em cada um dos postos espalhados pelo mundo”.

Na sessão de abertura, esta quarta-feira de manhã, vai falar o Presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho. Depois vai discursar Annalena Baerbock, a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, convidada especial da edição deste ano.

Durante os dois dias de programa intenso, várias sessões temáticas vão abordar assuntos tão variados como “Oportunidades e desafios das migrações”, “A recuperação económica: o papel da diplomacia económica”, “Bússola estratégica e conceito estratégico: transformação do panorama geoestratégico” e “Desafios à segurança energética: o papel da diplomacia energética”. Também vai ser organizada uma sessão para apresentação das Jornadas Mundiais da Juventude que vão decorrer em Lisboa.

Um dos oradores é o Diretor-Geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino, mas também estão previstas intervenções de António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, e de Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional, entre outras personalidades.

Vários painéis vão debater questões regionais – África, América, Ásia e Europa – que contam com a participação dos Secretários de Estado Francisco André, Paulo Cafôfo, Bernardo Ivo Cruz e Tiago Antunes, respetivamente.

O Corpo diplomático presente no Seminário apresentará cumprimentos, como é habitual, ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e ao Primeiro-Ministro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]