João Pina anuncia a criação da Fundação Nova Era

O empresário português radicado na região parisiense João Pina, acaba de anunciar a criação de uma fundação para apoio social a pessoas carenciadas, a Fundação Nova Era.

É natural dos Trinta, uma pequena aldeia no concelho da Guarda, mas veio para França há 35 anos a “salto”, “à procura de uma vida melhor”. É Administrador do grupo “Pina Jean”, um grupo de seis empresas, ligas à construção, à recolha de resíduos e às limpezas.

 

Como surgiu a ideia de criar uma Fundação Nova Era?

Trata-se de oficializar os apoios que eu já dou a pessoas carenciadas e trata-se também de diversificar os donativos. Eu posso ser impulsionador de muitos apoios, mas o mais importante são as pessoas que eu consegui mobilizar para apoiar ações de solidariedade. Quantos mais formos, mais conseguiremos fazer. E a organização de uma Fundação permite isso mesmo.

 

No Natal costuma organizar eventos solidários, sobretudo na Guarda, de onde é originário. Porquê?

A época de Natal é aquela que me é mais especial. Não consigo ficar indiferente a esta época de magia, de luz, de carinho… de afetos. Em 2015 ofereci uma Ceia de Natal, onde estiveram mais de 400 pessoas. Foi um momento propício ao espírito da época – alegria, paz e amor. A intenção maior deste encontro foi a partilha de afeto entre os presentes e em especial entre os idosos e as crianças, foi um espaço que centrou a atenção de todos nas necessidades das muitas instituições presentes – foram convidadas as instituições com resposta social em termos de idosos e de infância, bem como, inúmeras instituições do concelho com responsabilidade social.

 

Depois esses eventos continuaram…

Sim, em 2016 ofereci uma tarde de animação natalícia a mais de 200 crianças, cabazes de Natal, presentes, essencialmente “sorrisos”. Em 2017, assim continuei. O ano passado ficou na minha memória e penso que na de todos os beneficiários do mesmo, a motivação de fazer mais e mais fez com que o slogan escolhido para aquela que foi uma grande campanha de Natal fosse “Este Natal vamos multiplicar sorrisos no Interior de Portugal”! Um Natal igual para todos, mobilizou empresários, cidadãos, políticos, particulares, foi algo inesquecível, convicto que só acompanhado conseguiu chegar tão longe. O que no ano passado aconteceu foi uma verdadeira “corrente solidária” alimentada por vários pontos do mundo: Bélgica, França, Suíça, Portugal, Brasil e Estados Unidos da América e Canadá, entre outros, muitos bens alimentares, brinquedos, roupa foram entregues.

 

E este ano, no dia 20, volta a organizar uma Ceia de Natal Solidária…

Como “o Sonho comanda a Vida” e a persistência realiza o mesmo, este ano quis chegar ainda mais longe, muito mais longe. No dia 20 de dezembro será uma data marcante, será algo que transformará muitos semblantes marcados pelo sofrimento, pela solidão, em múltiplos sorrisos. No mesmo espaço estaremos à mesma mesa, 1.100 pessoas e formaremos, certamente, a maior família reunida numa Ceia de Natal para todos – idosos, crianças institucionalizadas, cidadãos portadores de deficiência… dos 14 Concelhos do Distrito da Guarda e o Município de Mangualde. Aproveito para agradecer a colaboração às mais de 300 pessoas que me ajudaram dos 4 cantos do mundo. 9 cantores já confirmaram presença. Serão ainda oferecidos 300 cabazes com iguarias de Natal, bacalhau, azeite, bolo rei…

 

Quando chegou a França, há 35 anos, o que veio fazer?

Comecei a trabalhar no restauro de casas, na construção civil. Confesso que a nível profissional a vida me sorriu desde os primeiros dias. Aliciado por ver que afinal tinha valido a pena emigrar, tinha trabalho, tinha algum dinheiro, já falava mais ou menos o francês… aos fins de semana até podia visitar alguns dos emblemáticos locais de Paris… assim continuei, até que comecei também a conhecer a noite parisiense. Foi uma etapa de deslumbramento e que a seguir entendi de “descalabro”, também.

 

No livro que escreveu conta que depois teve um acidente…

Sim, numa das noites tive um brutal acidente – um carro atropelou-me e fiquei em estado de coma durante vários dias. Considero que me salvei por milagre da vida e de Nossa Senhora de Fátima, a minha Padroeira. Aliás tenho um santuário na minha casa, com a imagem da Virgem mãe. Saí do coma e resolvi mudar radicalmente a minha vida, incluindo nunca mais beber álcool, assim tem sido há mais de 2 décadas.

 

_______________________

Nova Era Foundation

João Pina (Presidente)

Lu Miranda

Jorge Alexandre

Tiago Fernandes Pina

Luís Fernandes Pina

Maria Santos (Canadá)

Vítor Alves Gomes (Bélgica)

Pedro Nobre (Portugal)

Rosária Santos

José Morais (EUA)

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]