LusoJornal / Jorge Campos

Jornada Portas Abertas na CSI de Lyon foi cancelada mas inscrições estão abertas

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No decorrer do mês de fevereiro estava prevista a “Jornada Portas Abertas” na Cité Scolaire Intenationale (CSI) de Lyon, onde habitualmente é dada informação sobre as inscrições na Secção Portuguesa, mas este ano, por causa da pandemia de Covid-19, o evento teve de ser cancelado.

No entanto, o ano letivo 2020/21 tem decorrido sem grandes problemas causados pela pandemia. As aulas puderam ser dadas desde o início do ano letivo, em setembro passado, e os alunos sempre respeitaram as regras de sanitárias, de distanciamento e porte de máscara, tanto nas salas de aula como em toda a CSI.

“No início do ano, em outubro, tivemos que nos adaptar com uma nova grelha de horários onde se alternavam os alunos da Primária, do Colégio e do Liceu” disse ao LusoJornal Luís Viveiros, o responsável pela Secção Portuguesa. “Mas estamos serenos porque os alunos estão a cumprir muito bem todas as regras. Estamos preparados para afrontar novas regras, se tal for o caso, e certamente que nos adaptaremos a tudo o que for decidido pelo Governo e pela Academia”.

Desde já foi cancelada a Jornada Portas Abertas, “pois não convinha ser feita, dadas as circunstâncias atuais, mas vamos dar vida a uma alternativa simples e eficaz para as inscrições online, via internet” explica Luís Viveiros. “Os exames de admissão serão também feitos por vídeo-conferência”.

Para os alunos da Primária, as inscrições para a Secção Portuguesa estão abertas até 9 de abril, e para o Colégio e Liceu até 15 de março. As informações podem ser obtidas no site internet da CSI, onde há uma rubrica dedicada à Secção Portuguesa.

A Secção Portuguesa da CSI de Lyon tem atualmente cerca de 120 alunos, sendo que 36 frequentam a Primária, 43 o Colégio e 38 o Liceu. Os docentes da Secção são Sérgio Vieira, Luís Viveiros, Ângela Batista e Sílvia Paredes.

A Associação de pais e encarregados de educação da Secção de língua portuguesa (APESLP) da Cité Scolaire Intenationale de Lyon foi criada “com o objetivo de apoiar os professores e os alunos ao longo do ano escolar, nas diferentes atividades e nos eventos culturais e recreativos” explica ao LusoJornal Inês Fernandes, Presidente da associação. “Somos cerca de sessenta famílias inscritas e participamos em reuniões da Secção e da CSI”.

Para mais informações sobre a CSI, foram distribuídos pela Comunidade portuguesa de Lyon vários cartazes, afixados nos estabelecimentos comerciais, bancos, Consulado Geral e associações.

 

Informações:

CSI

2 place de Montréal

69007 Lyon

csiportugues@gmail.com

www.csilyon.fr

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]