Lusa | Rodrigo Antunes

José Luís Carneiro anunciou o voto em mobilidade nas Comunidades

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou ontem o voto em mobilidade no estrangeiro nas mesas de voto das Comunidades portuguesas.

“Cumpre-se um objetivo constante no Programa do Governo com a desmaterialização dos cadernos eleitorais, que permitirá garantir o voto em mobilidade no dia das eleições em qualquer local do território nacional, ou mesmo no estrangeiro onde temos Comunidades portuguesas independentemente do local de origem ou recenseamento desses cidadãos. Permitirá também consolidar uma prática já testada que se relaciona com o voto antecipado no domingo anterior ao das eleições”, declarou José Luís Carneiro.

O Conselho da União Europeia anunciou que as próximas eleições europeias vão realizar-se entre 06 e 09 de junho de 2024. No dia 10 de junho comemora-se o feriado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e o dia 13 de junho é feriado em vários concelhos, entre os quais Lisboa.

Ainda segundo o membro do Governo, nas próximas eleições europeias, haverá também votação antecipada em mobilidade para doentes internados, cidadãos detidos e cidadãos que se encontrem deslocados temporariamente no estrangeiro.

“Queremos combater a baixa participação eleitoral nas europeias. No último ato eleitoral a taxa de abstenção rondou mesmo os 69%. Daí, que este é um caminho para procurar garantir níveis mais elevados de participação eleitoral. Agora, segue-se a apreciação da proposta de lei e a decisão por parte da Assembleia da República”, acentuou o titular da pasta da Administração Interna.

Perante o calendário adverso em termos de combate à abstenção em Portugal, o Primeiro-Ministro adiantou que o Governo “está a trabalhar para colocar em plena efetividade o sistema de voto em mobilidade”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]